Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
255.16 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Abstract - To understand the importance that nurses assign to simulation in the development of non-technical skills in cardiac arrest event in pre-hospital setting. Background Nursing is projected in the future, developing a patient centred approach consistent with the values, needs and desires of patients, considering process of care as a complex intervention. Simulation based on scenarios is an opportunity to recreate this complexity in a virtual way, to develop the non-technical skills. Methods This study uses an inductive, interpretative and constructivist qualitative research. 7 nurses were interviewed. It was developed a thematic analysis content. Results Three themes were identified: Simulation scenarios in pre-hospital emergencies; The acquisition of knowledge to skills development and Construction of the virtual from the real Conclusions The interviewed nurses present weakness of knowledge about simulation types. Debriefing is relevant to the learning skills: critical thinking. thinking, clinical judgement and decision making.
Resumo - Compreender a importância que os enfermeiros atribuem à simulação no desenvolvimento de competências não técnicas no evento paragem cardíaca em ambiente préhospitalar. Enquadramento A enfermagem é projetada no futuro, desenvolvendo uma abordagem centrada na pessoa consistente com a valorização de valores, necessidades e desejos destes, considerando o processo de cuidados como intervenção complexa. A simulação baseada em cenários é uma oportunidade para recriar essa complexidade de forma virtual, no desenvolvimento de competências não-técnicas. Metodologia Este estudo utiliza uma pesquisa qualitativa indutiva, interpretativa e construtivista. Foram entrevistados 7 enfermeiros. Foi desenvolvida análise de conteúdo temática. Resultados Foram identificados três temas: cenários de simulação em emergências pré-hospitalares; A aquisição de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e Construção do virtual a partir do real. Conclusões Os enfermeiros entrevistados apresentam conhecimentos a melhorar em relação aos tipos de simulação. Consideram o Debriefing relevante para as habilidades de aprendizagem: pensamento crítico, julgamento clínico e a tomada de decisão.
Resumen - Comprender la importancia que los enfermeros atribuyen a la simulación en el desarrollo de competencias no técnicas en el evento paro cardíaco en ambiente prehospitalario. Background La enfermería se proyecta en el futuro, desarrollando un enfoque centrado en la persona consistente con la valorización de valores, necesidades y deseos de éstos, considerando el proceso de cuidar como intervención compleja. La simulación basada en escenarios es una oportunidad para recrear esta complejidad de forma virtual, en el desarrollo de competencias no técnicas. Metodología Este estudio utiliza una investigación cualitativa inductiva, interpretativa y constructivista. Se entrevistaron a 7 enfermeros. Se desarrolló un análisis de contenido temático. Resultados Se identificaron tres temas: escenarios de simulación en emergencias prehospitalarias; La adquisición de conocimiento para el desarrollo de habilidades y la construcción del virtual a partir del real. Conclusiones Los enfermeros entrevistados presentan conocimientos a mejorar en relación a los tipos de simulación. El Debriefing es considerado como relevante para las habilidades de aprendizaje: el pensamiento crítico, el juicio clínico y la toma de decisiones.
Resumo - Compreender a importância que os enfermeiros atribuem à simulação no desenvolvimento de competências não técnicas no evento paragem cardíaca em ambiente préhospitalar. Enquadramento A enfermagem é projetada no futuro, desenvolvendo uma abordagem centrada na pessoa consistente com a valorização de valores, necessidades e desejos destes, considerando o processo de cuidados como intervenção complexa. A simulação baseada em cenários é uma oportunidade para recriar essa complexidade de forma virtual, no desenvolvimento de competências não-técnicas. Metodologia Este estudo utiliza uma pesquisa qualitativa indutiva, interpretativa e construtivista. Foram entrevistados 7 enfermeiros. Foi desenvolvida análise de conteúdo temática. Resultados Foram identificados três temas: cenários de simulação em emergências pré-hospitalares; A aquisição de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e Construção do virtual a partir do real. Conclusões Os enfermeiros entrevistados apresentam conhecimentos a melhorar em relação aos tipos de simulação. Consideram o Debriefing relevante para as habilidades de aprendizagem: pensamento crítico, julgamento clínico e a tomada de decisão.
Resumen - Comprender la importancia que los enfermeros atribuyen a la simulación en el desarrollo de competencias no técnicas en el evento paro cardíaco en ambiente prehospitalario. Background La enfermería se proyecta en el futuro, desarrollando un enfoque centrado en la persona consistente con la valorización de valores, necesidades y deseos de éstos, considerando el proceso de cuidar como intervención compleja. La simulación basada en escenarios es una oportunidad para recrear esta complejidad de forma virtual, en el desarrollo de competencias no técnicas. Metodología Este estudio utiliza una investigación cualitativa inductiva, interpretativa y constructivista. Se entrevistaron a 7 enfermeros. Se desarrolló un análisis de contenido temático. Resultados Se identificaron tres temas: escenarios de simulación en emergencias prehospitalarias; La adquisición de conocimiento para el desarrollo de habilidades y la construcción del virtual a partir del real. Conclusiones Los enfermeros entrevistados presentan conocimientos a mejorar en relación a los tipos de simulación. El Debriefing es considerado como relevante para las habilidades de aprendizaje: el pensamiento crítico, el juicio clínico y la toma de decisiones.
Description
Unidade de Monitorização em Indicadores de Saúde - UMIS
Keywords
debriefing simulação simulación non-technical skills qualitative research simulation competências não-técnicas enfermagem pesquisa qualitativa competencias no técnicas enfermería investigación cualitativa
Citation
Amendoeira,J.; Carvalho, E.C. de(2018). Simulation And Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação Instituto Politécnico de Santarém, Vol. VI, N. º 2, 2018, pp. 51-61, ISBN: 2182-9608, DOI: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS
Publisher
Unidade de Investigação Instituto Politécnico de Santarém