Repository logo
 
Publication

A organização do ambiente educativo na educação de infância

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorOliveira, Elódia Filipa da Silva
dc.date.accessioned2017-08-16T08:46:12Z
dc.date.available2017-08-16T08:46:12Z
dc.date.issued2014-01-16
dc.descriptionRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório sintetiza a experiência e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é composto por duas partes: uma primeira em que são apresentados os contextos de estágio e a (auto)avaliação do percurso de aprendizagem e desenvolvimento profissional realizado, bem como uma segunda parte em que apresento a pesquisa que realizei, sobre A organização do ambiente educativo na Educação de Infância, partindo das questões com que me confrontei durante os estágios. Através desta pesquisa procurei compreender, a partir das perceções das crianças e das educadoras, o modo como o espaço educativo deve ser organizado e como é que este pode favorecer a realização de aprendizagens significativas por parte das crianças. Assim, este trabalho de pesquisa assumiu-se como uma forma de apoio à minha futura prática como educadora, e ajudou-me a compreender melhor como a organização do espaço educativo está na base do desenvolvimento de pedagogias participativas da infância. Destaco também a relevância da metodologia usada nesta pesquisa, como base fundamental para a promoção de uma atitude mais crítica do trabalho realizado.pt_PT
dc.description.abstractThis report is a summing up of the experience and learning process acquired in the pre-school education master’s degree. It consists of two parts: in the first part the contents´ internship are presented and also the self evaluation, the learning method and also the professional development as well as a second part where I present the research I made about The organization of the educational environment in the children’s education, starting from the questions faced in the internship. Through this research and through the behavior of educators and children I tried to understand how the educational environment should be organized and how it can help a meaningful learning. So, this research project is a way to help my future practice as an educator, and it helped me to understand better how the educational environment is on the basis of the development of the participatory pedagogies in the childhood. Highlight for the relevance of the methodology used in this research, as a fundamental basis to the promotion of a critical attitude towards the project already accomplished.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201151693
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1850
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectambiente educativopt_PT
dc.subjectespaço educativopt_PT
dc.subjectgestão e organizaçãopt_PT
dc.subjectcrianças e educador de infância.pt_PT
dc.subjecteducational environmentpt_PT
dc.subjecteducational spacept_PT
dc.subjectmanagement and organizationpt_PT
dc.subjectchildren and childhood educatorpt_PT
dc.titleA organização do ambiente educativo na educação de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado - Elódia Oliveira.pdf
Size:
2.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: