Repository logo
 
Publication

Mas agora chegou nossa vez.

dc.contributor.authorSilva, Mariza
dc.date.accessioned2011-08-18T11:22:08Z
dc.date.available2011-08-18T11:22:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo busca compreender os processos de individualização e de identificação do sujeito jovem, tomando como referências espaços-temporais a cidade de Brasília em final-início dos anos 70-80, e como corpus letras de músicas de bandas de rock ali formadas. Nosso objeto de estudo é, pois, o discurso do jovem em que se observa o modo como ele significa o mundo e a si mesmo, ao mesmo tempo em que se constitui como sujeito. Tendo a análise de discurso como referencial teórico e metodológico, a noção de interpretação é fundamental, pressupondo, pois, que não há sentido sem interpretação e que a finalidade de uma análise é a de compreender como o texto produz sentido, a de observar o movimento da interpretação inscrita no material simbólico. Observamos que as músicas dessas bandas se apresentam como espaços moventes de significação, inter-identitários, onde jogam a incompletude e a indistinção, mas também busca de fechamento; onde se constitui uma autoria para o rock nacional em que o sujeito “busca palavras”, afetado pela história, tornando um dizer, a partir dela, sobre e para os jovens, possível. - This paper aims at understanding the processes of individualization and identification of the youth, taking as space-time reference the city of Brasília in the late 1970s and early 1980s, and as corpus lyrics of rock bands created therein. Our study goal is, then, the youth discourse where one may notice the way they weigh the world and themselves, while shaping themselves as individuals. Grounding on discourse analyses as a theoretical methodology, the notion of interpretation is fundamental, presupposing, therefore, that there is no meaning without interpretation, and that the aim of an analysis is to comprehend how the text produces meaning, to observe the moving of the intepretation inbedded in the symbolic material. We observe that the songs by these bands are presented as moving spaces of meaning, inter-identifyable, where incompleteness and indistinction play a role, but also the search for closure; where an authorship for Brazilian rock is constituted, in which the individual “searches for words”, affected by history, constituting, from this very history, a possible voice about and for the youth.por
dc.identifier.citationSilva, M. (2011). Mas agora chegou nossa vez.Revista Interacções,17(7),36-56.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/501
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/Q3_Vieira.pdfpor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectSubjetivaçãopor
dc.subjectBrasíliapor
dc.subjectRockpor
dc.subjectSignificaçãopor
dc.titleMas agora chegou nossa vez.por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage56p.por
oaire.citation.startPage36p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Q3_Vieira.pdf
Size:
276.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: