Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
276.7 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo busca compreender os processos de individualização e de
identificação do sujeito jovem, tomando como referências espaços-temporais a cidade
de Brasília em final-início dos anos 70-80, e como corpus letras de músicas de bandas
de rock ali formadas. Nosso objeto de estudo é, pois, o discurso do jovem em que se
observa o modo como ele significa o mundo e a si mesmo, ao mesmo tempo em que
se constitui como sujeito. Tendo a análise de discurso como referencial teórico e
metodológico, a noção de interpretação é fundamental, pressupondo, pois, que não há
sentido sem interpretação e que a finalidade de uma análise é a de compreender
como o texto produz sentido, a de observar o movimento da interpretação inscrita no
material simbólico. Observamos que as músicas dessas bandas se apresentam como
espaços moventes de significação, inter-identitários, onde jogam a incompletude e a
indistinção, mas também busca de fechamento; onde se constitui uma autoria para o
rock nacional em que o sujeito “busca palavras”, afetado pela história, tornando um
dizer, a partir dela, sobre e para os jovens, possível. - This paper aims at understanding the processes of individualization and
identification of the youth, taking as space-time reference the city of Brasília in the late
1970s and early 1980s, and as corpus lyrics of rock bands created therein. Our study
goal is, then, the youth discourse where one may notice the way they weigh the world
and themselves, while shaping themselves as individuals. Grounding on discourse
analyses as a theoretical methodology, the notion of interpretation is fundamental,
presupposing, therefore, that there is no meaning without interpretation, and that the
aim of an analysis is to comprehend how the text produces meaning, to observe the moving of the intepretation inbedded in the symbolic material. We observe that the
songs by these bands are presented as moving spaces of meaning, inter-identifyable,
where incompleteness and indistinction play a role, but also the search for closure;
where an authorship for Brazilian rock is constituted, in which the individual “searches
for words”, affected by history, constituting, from this very history, a possible voice
about and for the youth.
Description
Keywords
Juventude Subjetivação Brasília Rock Significação
Citation
Silva, M. (2011). Mas agora chegou nossa vez.Revista Interacções,17(7),36-56.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação