Repository logo
 
Publication

Exploração de ideias matemáticas usando elementos naturais na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorGomes, Patrícia
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorBranco, Neusa
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.date.accessioned2025-02-13T22:48:54Z
dc.date.available2025-02-13T22:48:54Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo realizado na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar cujo objetivo é identificar os contributos da utilização de elementos naturais presentes em ambiente exterior para a aprendizagem da matemática na educação pré-escolar. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, tendo por base a implementação de uma proposta pedagógica com um grupo de crianças de pré-escolar. No presente artigo são apresentadas duas situações matemáticas que envolveram o uso de elementos naturais pelas crianças. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo do processo de resolução das situações e registos fotográficos dos trabalhos das crianças. Os resultados evidenciam a utilização de elementos naturais como materiais manipuláveis não estruturados que fizeram emergir a contagem, a cardinalidade de conjuntos, a seriação, a exploração de grandezas como o comprimento e de figuras geométricas mais familiares para as crianças, bem como a resolução de problemas. Potenciaram também a exploração do meio envolvente, em particular, dos seus elementos naturais, verificando-se ser um contexto com contributos relevantes para a aprendizagem da matemática.por
dc.description.abstractThe paper presents a study carried out as part of the Supervised Teaching Practice (PES) of the master’s degree in Pre-School Education, which aim is to identify the contributions of using natural elements from the outdoor environment to learning mathematics in early childhood education. The study followed a qualitative approach, with a descriptive and interpretative focus, based on the implementation of a pedagogical proposal with a preschool children group. The paper presents two mathematical situations involving the use of natural elements by the children. The data was collected through participant observation, field notes of the process of solving the situations and photographic records of the children’s work. The results show that the use of natural elements as unstructured manipulative materials brought out counting, the cardinality of sets, sorting, the exploration of quantities such as length and geometric figures that are more familiar to children, as well as problem solving. They also encouraged the exploration of the environment, particularly its natural elements, which proved to be a context with relevant contributions to learning mathematics.eng
dc.identifier.citationGomes, P., Luís, H., & Branco, N. (2024). Exploração de ideias matemáticas usando elementos naturais na educação pré-escolar. Revista Aprender, 48, 137-151. https://doi.org/10.58041/aprender.225
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.58041/aprender.225
dc.identifier.issn2184-5255
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5696
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEscola Superior de Educação, hoje Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.relation.hasversionhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/225
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectaprendizagem da matemática
dc.subjecteducação de infância
dc.subjectelementos naturais
dc.subjectearly childhood education
dc.subjectmathematics learning
dc.subjectnatural elements
dc.subjectoutdoor environment
dc.titleExploração de ideias matemáticas usando elementos naturais na educação pré-escolarpor
dc.title.alternativeExploration of mathematical ideas using natural elements in early childhood educationeng
dc.typejournal
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage151
oaire.citation.startPage137
oaire.citation.titleRevista Aprender
oaire.citation.volume48
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBranco
person.familyNameLuís
person.givenNameNeusa
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24 Gomes Luis Branco_Aprender Exploração de ideias matemáticas.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: