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A igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorMartins, Andreia Sofia Santos
dc.date.accessioned2022-05-14T13:57:48Z
dc.date.available2022-05-14T13:57:48Z
dc.date.issued2022-04-21
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório síntese decorre das práticas de ensino supervisionadas no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Inicia-se com uma análise descritiva do percurso realizado ao longo dos estágios em creche, jardim de infância e 1º CEB. Em seguida, apresenta-se um exercício investigativo de tipo qualitativo, através do qual se pretende perceber qual a perceção que educadores e professores têm sobre a igualdade de participação e oportunidades no jardim de infância e 1º CEB; as metodologias favorecedoras de igualdade e barreiras que o dificultam. Realizaram-se entrevistas, a fim de recolher dados sobre a questão, foram entrevistados seis indivíduos, dois educadores de infância, dois professores de 1º CEB e dois recém-formados na área de educação. Concluiu-se que é difícil desenvolver práticas educativas totalmente favorecedoras de uma igualdade de oportunidades e participação porque há barreiras, tais como a falta de recursos humanos, o elevado número de crianças por sala e a falta de apoio familiar que não permitem aos docentes praticar metodologias favorecedoras da mesma.pt_PT
dc.description.abstractThis summary reports the supervised teaching practices within the scope of the Marter´s in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education carried out at Escola Superior de Educação de Santarém. It Starts with a descriptive analusis of the course carried out during the day care, kingergarten and 1st CBE interships. Then, na investigative exercise of a qualitative type is presented, through which ir is intended to understand the perception educators and teachers have about equal participation and opportunities in the kindergarten and 1st CBE; methodologies that favor equality and barriers that make it difficult. Interviews were carried out in order to collect data on the issue, six individuals were interviewed, two kindergarten teachers, two 1st CBE teachers and two recente graduates in the area of education. It was concluded that ir is difficult to develop educational practices that fully favor equal opportunities and participation because of the barriers, such as the lack of human resourcez, the higt number of children per classroom and the lack of family support that do not allow teachers to practice methodologies favoring it.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203009053
dc.identifier.tid203009053
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3976
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectprática educativapt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectigualdade de oportunidades e participação.pt_PT
dc.subjecteducational practicept_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectequal opportunities and participationpt_PT
dc.titleA igualdade de oportunidades e participação nas práticas educativas no Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

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