Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento das crianças no espaço exterior: estudo exploratório em Jardim de Infância e no 1º CEB

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.advisorCavadas, Bento
dc.contributor.authorInácio, Andreia Sofia dos Reis
dc.date.accessioned2019-08-21T11:03:34Z
dc.date.available2019-08-21T11:03:34Z
dc.date.issued2019-06-19
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, composto por duas partes, reflete o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte abrange a análise e reflexão das atividades e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte, o estudo exploratório procurou responder à questão-problema “Qual a importância do espaço exterior nas aprendizagens e no desenvolvimento de crianças do Pré-escolar e do 1.ºCEB?”. Para o efeito, foram utilizados registos fotográficos, desenhos realizados pelas crianças, narrativas das educadoras e professoras e grelhas de observação das atividades das crianças no espaço exterior. O estudo envolveu quatro turmas, duas educadoras e duas professoras de 1.ºCEB. Para os participantes, o espaço exterior deve ter algumas características, como estruturas fixas e móveis, elementos naturais e segurança. As crianças interagem de forma diversificada no exterior, tendo-se verificado que este promove o seu desenvolvimento a nível cognitivo, físico e social.pt_PT
dc.description.abstractThis two-part internship report reflects the course carried out in the Masters in Pre-school and Secondary Education in the 1st CEB at the Santarém Higher Education School. The first part covers the analysis and reflection of the activities and the learnings developed within the scope of the Supervised Teaching Practice. On the second part, the exploratory study sought to answer the question "What is the importance of outer space on the learning and development of pre-school and 1st-grade children?". For this purpose, photographic records, drawings, narratives and observation grids of children in outer space, were used. The study involved four classes: two educators and two teachers from Primary School. For participants, the outer space must have some characteristics, such as fixed and movable structures, natural elements and security. The children interact in a diversified ways and it has been verified that it promotes their development in cognitive, physical and social level.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202272737
dc.identifier.other202272737
dc.identifier.tid202272737
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2675
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento das criançaspt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subject1º CEBpt_PT
dc.subjectoutdoor spacept_PT
dc.subjectdevelopment of childrenpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.subjectprimary schoolpt_PT
dc.titleO desenvolvimento das crianças no espaço exterior: estudo exploratório em Jardim de Infância e no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Andreia Sofia Dos Reis Inácio.pdf
Size:
7.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: