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- Promoção da autorregulação da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º CEBPublication . Louro, Maria Cristina Esteves; Piscalho, IsabelEste relatório final realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB é constituído pelo meu percurso formativo, assim, contêm as minhas principais experiências e aprendizagens significativas. Posto isto, este relatório encontra-se organizado em três partes. Na primeira parte consta toda a minha ação educativa resumida que foi desenvolvida nas quatro Práticas de Ensino Supervisionada, nos diferentes contextos, sendo eles: creche, jardim de infância e 1º CEB. Nesta parte ficaram descritas as caraterizações dos vários contextos educativos, tal como, os projetos desenvolvidos durante a prática pedagógica estando incluído exemplos de atividades realizadas durante os mesmos, por fim, a reflexão sobre o desenvolvimento profissional. A segunda parte refere-se ao exercício investigativo que se debruça sobre a promoção da autorregulação da aprendizagem na educação pré-escolar e no 1º CEB. Nesta parte está inserida a revisão da literatura, as questões de investigação, os objetivos da mesma, as metodologias utilizadas, a análise e apresentação dos resultados e, finalmente, as considerações finais. Será relevante referir que este exercício investigativo contempla três estudos, no primeiro estudo recorreu-se ao instrumento de apoio à prática pedagógica, a Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem (CHILD)1, o segundo estudo procurou analisar e recolher dados junto das crianças sobre a temática com recurso a entrevista com tarefa na identificação de processos na aprendizagem autorregulada2, por fim, o terceiro estudo analisou as respostas de oito docentes sobre o tema em questão, através de entrevistas. Na terceira parte, e última, é referente à reflexão final.
- Effects of transcranial direct current stimulation on joint flexibility and pain in sedentary male individualsPublication . Lins, V.; Lattari, E.; Monteiro, Diogo; Cid, Luis; Neto, G. Albuquerque Maranhão; Machado, S.The aim of this study was to analyze the effects of cathodal tDCS (c-tDCS) on joint flexibility and pain perception in a sedentary male. Eight male healthy, sedentary right-leg-dominant and novice in muscle stretching aged between 19 and 30 years (24.0 ± 4.0 years) were recruited. Subjects performed three experimental conditions in a randomized, double-blinded crossover design: anodal stimulation (a-tDCS), c-tDCS and sham-tDCS (2 mA for 20 minutes targeting the bilaterally motor cortex). Before and immediately after the experimental conditions (baseline and post-condition, respectively), subjects completed the range of motion (ROM) of right hip test and the Visual Analogic Scale for Pain (VAS pain; level of significance P < 0.05). In post-condition, c-tDCS was greater than to a-tDCS (P < 0.001), and sham-tDCS (P < 0.001) in the right hip ROM. Hip ROM increased in the post-condition compared to baseline in the c-tDCS condition (P < 0.001). In the a-tDCS condition, hip ROM decreased in the post-condition compared to baseline (P < 0.001). For VAS pain, in post-condition, c-tDCS was less than a-tDCS (P < 0.001), and sham-tDCS (P < 0.001). In the c-tDCS condition, the VAS pain decreased in the post-condition compared to baseline (P < 0.001). This study suggests that c-tDCS applied to SM1 may promote increased in ROM of the hip and decreased and perception of pain.
- O desenvolvimento das crianças no espaço exterior: estudo exploratório em Jardim de Infância e no 1º CEBPublication . Inácio, Andreia Sofia dos Reis; Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoO presente relatório de estágio, composto por duas partes, reflete o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte abrange a análise e reflexão das atividades e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte, o estudo exploratório procurou responder à questão-problema “Qual a importância do espaço exterior nas aprendizagens e no desenvolvimento de crianças do Pré-escolar e do 1.ºCEB?”. Para o efeito, foram utilizados registos fotográficos, desenhos realizados pelas crianças, narrativas das educadoras e professoras e grelhas de observação das atividades das crianças no espaço exterior. O estudo envolveu quatro turmas, duas educadoras e duas professoras de 1.ºCEB. Para os participantes, o espaço exterior deve ter algumas características, como estruturas fixas e móveis, elementos naturais e segurança. As crianças interagem de forma diversificada no exterior, tendo-se verificado que este promove o seu desenvolvimento a nível cognitivo, físico e social.