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A influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idades

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.advisorMestrinho, Nelson
dc.contributor.authorSilva, Ema Carolina Dias Valente
dc.date.accessioned2020-08-13T11:00:51Z
dc.date.available2020-08-13T11:00:51Z
dc.date.issued2020-05-29
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o meu percurso de desenvolvimento profissional e investigativo, realizados durante dois anos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), estando dividido em duas partes principais. Na primeira parte encontra-se uma síntese reflexiva de cada estágio realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos, creche, jardim de infância, 1.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB, evidenciando a prática pedagógica, os recursos utilizados, dinâmicas e o trabalho das crianças. A segunda parte respeita à componente investigativa desenvolvida em torno da temática da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática nas primeiras idades, em contexto de classificação e sequências de repetição. O estudo de natureza qualitativa, segue a modalidade de investigação-ação envolvendo a intervenção com crianças em jardim de infância e no 1.º CEB. Desenvolvi um conjunto de situações de aprendizagem com materiais manipuláveis que estão na base da recolha de dados que é feita por observação participante, conversas informais, registos de atividade em cada situação e registos fotográficos. Os resultados revelam que para a maioria das crianças do estudo a utilização dos blocos lógicos facilita a aquisição de novos conhecimentos de classificação. A utilização do jogo das sequências para a aprendizagem de sequências de repetição, revelou a necessidade de um trabalho mais continuado por se tratar de um material desconhecido para as crianças e como tal, carece de uma adaptação à sua utilização e apropriação pelas crianças. Assim, neste caso, houve situações em que as crianças não cumpriram com sucesso por dificuldade em compreender o modo de utilização do material. Além disso, podemos concluir que quanto maior o contacto e exploração das crianças com o material, mais notórias são as suas aprendizagens, ainda que possam mais rapidamente perderem o interesse se o trabalho se tornar rotineiro. O relatório termina com uma reflexão global do processo formativo.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes my professional and investigative development path, carried out for two years, within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), being divided into two main parts. In the first part there is a reflexive synthesis of each internship carried out within the scope of Supervised Teaching Practices (STP), in four contexts, daycare, kindergarten, 1st year of 1st CBE and 3rd year of 1st CBE, evidencing the pedagogical practice, the resources used, dynamics and the work of the children. The second part refers to the investigative component developed around the theme of the use of manipulative materials in the teaching and learning of mathematics in the early ages, in the context of classification and repetitive sequences. The qualitative study follows the action-research modality involving intervention with children in kindergarten and in the 1st CBE. I developed a set of learning situations with manipulative materials that are the basis of data collection that is done through participant observation, informal conversations, activity records in each situation, photographic records. The results reveal that for the majority of the children in the study the use of logic blocks facilitates the acquisition of new knowledge of classification. The use of the sequence game for learning repetition sequences, revealed the need of continuous work because it is a material unknown to children so it needs an adaptation to it use and appropriation by children. Thus, in this case, the were situations which the children didn’t comply successfully due to difficulties in understanding how to use the material. In addition, we can conclude that the greater the contact and exploration of children with the material, the more noticeable their learning is, although they may lose quickly the interst if the job becomes routine. The report ends with an overall reflection of the formative process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202507068
dc.identifier.tid202507068
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3011
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectclassificaçãopt_PT
dc.subjectensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectmateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectsequênciaspt_PT
dc.subjectclassificationpt_PT
dc.subjectmanipulative materialspt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectsequencespt_PT
dc.subjectteaching and learningpt_PT
dc.titleA influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idadespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

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Relatório Final - Ema Silva .pdf
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