Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A influência da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática, nas primeiras idadesPublication . Silva, Ema Carolina Dias Valente; Branco, Neusa; Mestrinho, NelsonO presente relatório descreve o meu percurso de desenvolvimento profissional e investigativo, realizados durante dois anos, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), estando dividido em duas partes principais. Na primeira parte encontra-se uma síntese reflexiva de cada estágio realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em quatro contextos, creche, jardim de infância, 1.º ano do 1.º CEB e 3.º ano do 1.º CEB, evidenciando a prática pedagógica, os recursos utilizados, dinâmicas e o trabalho das crianças. A segunda parte respeita à componente investigativa desenvolvida em torno da temática da utilização de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem da matemática nas primeiras idades, em contexto de classificação e sequências de repetição. O estudo de natureza qualitativa, segue a modalidade de investigação-ação envolvendo a intervenção com crianças em jardim de infância e no 1.º CEB. Desenvolvi um conjunto de situações de aprendizagem com materiais manipuláveis que estão na base da recolha de dados que é feita por observação participante, conversas informais, registos de atividade em cada situação e registos fotográficos. Os resultados revelam que para a maioria das crianças do estudo a utilização dos blocos lógicos facilita a aquisição de novos conhecimentos de classificação. A utilização do jogo das sequências para a aprendizagem de sequências de repetição, revelou a necessidade de um trabalho mais continuado por se tratar de um material desconhecido para as crianças e como tal, carece de uma adaptação à sua utilização e apropriação pelas crianças. Assim, neste caso, houve situações em que as crianças não cumpriram com sucesso por dificuldade em compreender o modo de utilização do material. Além disso, podemos concluir que quanto maior o contacto e exploração das crianças com o material, mais notórias são as suas aprendizagens, ainda que possam mais rapidamente perderem o interesse se o trabalho se tornar rotineiro. O relatório termina com uma reflexão global do processo formativo.
- Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e criançasPublication . Lima, Natália Raquel Alves; Uva, MartaO presente trabalho investigativo ocorre no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte contempla uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando as aprendizagens, as potencialidades e constrangimentos do percurso desenvolvido. Na segunda parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretende estudar as conceções, as práticas e estratégias educativas, que os educadores/professores recorrem para implementar a Aprendizagem Cooperativa, no contexto de sala de aula. A metodologia utilizada, ao longo do exercício investigativo, foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas a duas educadoras, duas professoras e seis crianças, bem como notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciam que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento da autonomia e a partilha de ideias. A mesma é uma mais-valia, porque conseguimos formar crianças mais críticas, empáticas, ativas, respeitadoras e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si. No entanto, algumas docentes reconhecem o valor que a Aprendizagem Cooperativa beneficia, mas por outro lado lamentam que no presente, ainda existem poucas escolas a praticar este método de ensino-aprendizagem.
- A motivação no ensino-aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Barradas, Ana Patrícia Pires; Branco, NeusaCom o presente Relatório Final de Estágio pretendo apresentar as aprendizagens, as dificuldades, o trabalho desenvolvido e as vivencias experienciadas ao longo dos estágios nos diferentes contextos: creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a componente investigativa referente ao tema “A motivação no ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O relatório é constituído por duas partes centrais. A primeira parte é focada na contextualização dos diferentes contextos de estágio e na prática pedagógica, relatando vivências, aprendizagens e dificuldades durante a minha prática de ensino supervisionada, contemplando evidências do trabalho realizado e a reflexão sobre a intervenção. A segunda parte desenvolve a componente investigativa, que seguiu uma metodologia qualitativa na modalidade de investigação-ação. O estudo envolveu crianças de pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico com as quais se desenvolveu um conjunto de situações diversificadas, nomeadamente referentes à utilização de materiais manipuláveis. Os resultados mostraram que a motivação, por vezes, por si só não é o suficiente para as crianças adquirirem novas aprendizagens, mas que as ajuda nesse processo.