Publication
As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Educação Moral Religiosa Católica
dc.contributor.advisor | Pacheco, Nuno | |
dc.contributor.advisor | Barbas, Maria | |
dc.contributor.author | Picão, Fernanda Maria Severo | |
dc.date.accessioned | 2016-11-21T23:33:04Z | |
dc.date.available | 2016-11-21T23:33:04Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia | pt_PT |
dc.description.abstract | Com este estudo pretende-se contribuir para a formação dos professores de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) na área das TIC. Este estudo incidiu sobre o grupo de professores de EMRC da Diocese de Santarém. O professor tem de enfrentar o desafio constante de se adaptar às novas necessidades da sociedade e, forçosamente, acompanhar o aperfeiçoamento das tecnologias da informação e comunicação, sob o risco, se o não fizer, de ser tornar pouco atractivo e desactualizado, não formando adequadamente cidadãos aptos a enfrentar os novos desafios da sociedade do conhecimento. Segundo Pierre Lévy “Importa acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está verdadeiramente questionando as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, nomeadamente, os papéis de professor e aluno”. Urge eleger uma nova forma de nos relacionarmos com o conhecimento, elegendo estratégias inovadoras de aprendizagem. O professor já não é mais um mero transmissor de conhecimento mas um assistente da construção do conhecimento. E facilitador da aprendizagem. Através da realização deste estudo procurámos responder às questões: Como sensibilizar os professores de Educação Moral religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Santarém, para a utilização das TIC no processo ensino-aprendizagem? Os materiais de apoio à disciplina de EMRC divulgados pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) são suficientes e satisfatórios? | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1622 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | educação moral e religiosa | pt_PT |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.title | As Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de professores de Educação Moral Religiosa Católica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |