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Advisor(s)
Abstract(s)
As ciências da educação e psicológicas solicitam cada vez mais um olhar sistémico (Bronfenbrenner, 1996; Bronfenbrenner, Morris, 1998, 2007; Carvalho et al., 2019). Com o objetivo de identificar o entendimento dos adolescentes quanto aos seus fatores protetores para uma melhor cidadania, vários estudos a partir do “Inventário de auto-relato sobre direitos de adolescentes” (adaptado de Souza, 2012) permitem avaliar o conhecimento e cumprimento dos direitos sobre: Saúde, Alimentação, Serviços jurídicos, Lazer, Proteção contra a negligência e prevenção, Identidade, Livre associação e participação em organizações estudantis, Liberdade de opinião e expressão e participação em contexto escolar e familiar, Acesso a informação apropriada, Proteção contra a violência, Privacidade e ainda Proteção contra a discriminação religiosa e racial. Tal como no Modelo de Bronfenbrenner (1996) deverá compreender-se a influência das características dos diversos contextos no desenvolvimento dos seus sujeitos e de capacitar, através de ações de prevenção ou de acompanhamento, ou em articulação, na modificação de ambientes para o desenvolvimento.
Description
Keywords
Desenvolvimento Direitos da criança Educação Formação Inovação educacional
Citation
Galinha, S., Carvalho, O., Espinho, H. & São João, R. (2024). Importância do Modelo de Bronfenbrenner para análise da abordagem inovadora no âmbito dos direitos da criança. Brazilian Journal of Development, 10(4). https://doi.org/10.34117/bjdv10n4-023
Publisher
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda