Repository logo
 
Publication

Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da matemática

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorAlcobia, Verónica Ferreira
dc.date.accessioned2021-12-27T11:52:34Z
dc.date.available2021-12-27T11:52:34Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, integrando duas partes principais. A primeira parte centra-se na análise descritiva e reflexiva do percurso realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em contexto de creche, educação pré-escolar e 1.º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a própria prática profissional que tem como foco o contributo do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática. Esta investigação de natureza qualitativa e interpretativa, na modalidade de investigação-ação, teve como objetivo compreender de que forma a dinâmica do jogo e a utilização de materiais matemáticos podem contribuir para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação envolveu 54 participantes, 22 do jardim de infância e 32 do 1.º CEB. Os dados recolhidos através da observação participante, da entrevista semiestruturada e da análise documental permitiram verificar que, no processo ensino aprendizagem a realização de jogos e a utilização de materiais manipuláveis proporcionam aprendizagens ativas e estimulantes, dando suporte a conceitos e procedimentos, bem como promovem momentos de partilha, de cooperação e de comunicação e fomentam o interesse e envolvimento dos participantes, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral de cada um.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report emerges within the scope of the Master’s Degree in Pre School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) from Escola Superior de Educação de Santarém, containing two main parts. The first part focuses on the carried out path’s descriptive and reflective analysis in a Supervised Teaching Practices (PES) scope in the context of nursery, pre-school education and 1st CEB. The second part presents a study on the professional practice itself which focuses on the contribution of games and manipulable materials for the teaching-learning of Mathematics. This qualitative and interpretive investigation, in the form of action-research, aimed to understand how the dynamic of games and the use of mathematical materials can contribute to the development of mathematical ideas in Early Childhood and 1st Cycle of Basic Education. The investigation involved 54 participants, 22 from kindergarten and 32 from 1st CEB. All data collected through participant observation, semi-structured interviews and document analysis allowed us to verify that in the teaching-learning process, playing games and using manipulable materials provide active and stimulating learning, supporting concepts and procedures, as well as promoting moments of sharing, cooperation and communication and participants’ involvement, serving as a stimulus for the integral development of each one.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202833011
dc.identifier.tid202833011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3817
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectestágiopt_PT
dc.subjectjogospt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectmateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectteaching-learningpt_PT
dc.subjectinternshippt_PT
dc.subjectgamespt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectmanipulable materialspt_PT
dc.titleContributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Verónica Alcobia.pdf
Size:
4.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format