Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-29"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Peter Rabbit por extenso, Peter Rabbit na tela: uma abordagem à obra de Beatrix PotterPublication . João, Daniela Duarte Tavares São; Rodrigues, Patricia; Loureiro, AnaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com a finalidade apresentar o trabalho desenvolvido nas práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, de Jardim de Infância e de 1.º CEB, bem como a investigação realizada ao longo deste percurso. O relatório encontra-se organizado em duas partes: na primeira parte, procede-se a uma caracterização dos contextos de estágio e respetiva reflexão da prática pedagógica; na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa empreendido. O projeto de investigação tem como enfoque os livros e o filme da série Peter Rabbit, da autora Beatrix Potter, e objetivou compreender se estes dois recursos, ao serem trabalhados conjuntamente, se se complementavam no processo de ensino e aprendizagem, ou, se algum se destacava face ao outro, ao nível das aprendizagens adquiridas pelas crianças.
- Contributos do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da matemáticaPublication . Alcobia, Verónica Ferreira; Branco, NeusaO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, integrando duas partes principais. A primeira parte centra-se na análise descritiva e reflexiva do percurso realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), em contexto de creche, educação pré-escolar e 1.º CEB. A segunda parte apresenta um estudo sobre a própria prática profissional que tem como foco o contributo do jogo e dos materiais manipuláveis para o ensino-aprendizagem da Matemática. Esta investigação de natureza qualitativa e interpretativa, na modalidade de investigação-ação, teve como objetivo compreender de que forma a dinâmica do jogo e a utilização de materiais matemáticos podem contribuir para o desenvolvimento de ideias matemáticas na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação envolveu 54 participantes, 22 do jardim de infância e 32 do 1.º CEB. Os dados recolhidos através da observação participante, da entrevista semiestruturada e da análise documental permitiram verificar que, no processo ensino aprendizagem a realização de jogos e a utilização de materiais manipuláveis proporcionam aprendizagens ativas e estimulantes, dando suporte a conceitos e procedimentos, bem como promovem momentos de partilha, de cooperação e de comunicação e fomentam o interesse e envolvimento dos participantes, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral de cada um.