Repository logo
 
Publication

Valor dos MOOC na educação para a cidadania

dc.contributor.authorCarmo, Hermano
dc.contributor.authorMaia e Carmo, Teresa
dc.date.accessioned2018-05-02T14:02:18Z
dc.date.available2018-05-02T14:02:18Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.pt_PT
dc.description.abstractContemporary society is marked by three macro-trends that identify it as a unique society in human history: a process of accelerated change, increasing inequality, and the fibrillation of power systems. Such tendencies have had as effects a framework of threats and opportunities that have both constituted a gigantic challenge to the educational systems and configure the urgency of re-socialization of all the living generations towards the construction of a global citizenship. In this context, a model is proposed that constitutes a strategy of education for citizenship, with two axes, four strands and ten key areas. Next, the near-explosive emergence of the Massive Open Online Courses (MOOC) is described and discussed from internationally recognized higher education institutions, within the framework of the new digital paradigm, its diversity and its potential still open. Confronting the new educational approach with the model of education for the proposed citizenship, it is concluded that it is a robust means to promote it.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarmo, H. e Maia e Carmo, T. (2017). Valor dos MOOC na educação para a cidadania. In PIMENTEL, Nara, 2017, Tecnologias educacionais e EaD, nº temático de “Inclusão social”, Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologiapt_PT
dc.identifier.issn1808-8678
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2186
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4171pt_PT
dc.subjectconjunturapt_PT
dc.subjectmacrotendênciaspt_PT
dc.subjecteducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjecttecnologia educativapt_PT
dc.subjectparadigma digitalpt_PT
dc.subjectconjuncturept_PT
dc.subjectmacro trendspt_PT
dc.subjecteducation for citizenshippt_PT
dc.subjecteducational technologypt_PT
dc.subjectdigital paradigmpt_PT
dc.titleValor dos MOOC na educação para a cidadaniapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleTecnologias educacionais e EaD, nº temático de “Inclusão social”,pt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4171-12191-1-PB.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: