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Avaliação no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do ensino básico: o uso do portfólio

dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.advisorHamido, Gracinda
dc.contributor.authorBettencourt, Ana Melissa Cerdeira
dc.date.accessioned2017-08-14T15:40:05Z
dc.date.available2017-08-14T15:40:05Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.descriptionRelatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório integra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi elaborado com base nas unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico lecionadas no Mestrado na Escola Superior de Educação de Santarém. Ao longo deste período em que estive envolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico tive oportunidade de observar, questionar, vivenciar, refletir, ultrapassar, avaliar, entre outras. Fui-me deparando ao longo do tempo com diversas questões que me fizeram refletir e investigar. Uma delas acarretou um especial interesse quer para mim quer para a minha prática, tendo esta a ver com a avaliação, mais propriamente, a utilização do portfolio como instrumento de avaliação das crianças do jardim de infância e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma aprofundar o tema, realizei diversas pesquisas e considerou-se que a melhor forma de desenvolver o presente processo seria através de um método misto, utilizando processos de natureza quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (inquérito por entrevista). O presente estudo pretende identificar as metodologias e instrumentos de avaliação a que os professores e educadores recorrem para realizarem a avaliação dos alunos, mais propriamente, perceber como entendem e se utilizam o portfolio como instrumento de avaliação e como decorre esse mesmo processo. Participaram neste estudo vinte pessoas. Destas vinte foram aplicados vinte questionários que foram divididos em dez realizados a dez educadoras de infância de duas instituições distintas e dez questionários a dez professoras do ensino básico de duas instituições distintas. Depois foi realizada uma entrevista a uma educadora de infância e a uma professora do ensino básico. Depois da recolha e análise de dados foi possível concluir que o portfolio é pouco utilizado como instrumento de avaliação, tendo outras funções.pt_PT
dc.description.abstractThis report is the final stage of the Masters in Early Childhood Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education(primary). This report was based on the curricular modules of a supervised placement in preschool and primary school education, as part of a Masters course of the ‘Escola Superior de Educação de Santarém’. During the time of my supervised placement, working with preschool children as well as with children in the in their first years of primary education, I had the opportunity to observe, question, experience, reflect, and evaluate, many situations in an educational environment. Hence, this experience enhanced my curiosity on a few issues that I had been stumbling over for some time. Thus, this exposure to the educational system made me reflect and want to investigate these into more depth. One of these issues in particular brought a special interest to me; this being the use of the portfolio as an assessment instrument for children in preschool stage and students in the first years of primary education. Therefore, to enhance my knowledge on this subject, I conducted several researches and came to the conclusion that the best way to develop this study would be through the use of mixed experimental methods, such as quantitative (questionnaire survey) and qualitative (interview survey). The aim of this study was to identify the methodologies and tools that teachers and educators use in order to conduct the assessment of students. More specifically, to understand how the portfolio is interpreted by these professionals and used as an evaluation tool as well as to comprehend how that process takes place. This study consisted of twenty participants, whom were each given a questionnaire. The questionnaires were divided between ten preschool teachers and ten primary school teachers from two different localities (schools). In addition, an interview was conducted with one preschool teacher and one primary school teacher. After the data was collected and analyzed it was concluded that the portfolio had little use as an evaluation tool, having other functions instead.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201152355
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1845
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectalunospt_PT
dc.subjectavaliaçãopt_PT
dc.subjectinstrumentos de avaliaçãopt_PT
dc.subjectportfoliopt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.subjectassessmentpt_PT
dc.subjectassessment toolspt_PT
dc.subjectportfoliopt_PT
dc.titleAvaliação no jardim-de-infância e no 1º Ciclo do ensino básico: o uso do portfóliopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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