Publication
A promoção do pensamento crítico e as atividades experimentais nas aulas de Ciências naturais do 2º CEB
dc.contributor.advisor | Linhares, Elisabete | |
dc.contributor.author | Roda, Sónia Márcia Dias da Silva Condez | |
dc.date.accessioned | 2016-09-25T22:51:58Z | |
dc.date.available | 2016-09-25T22:51:58Z | |
dc.date.issued | 2016-07-14 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º ciclos do ensino básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio integra uma primeira parte onde se relata, de forma reflexiva, o percurso vivenciado durante a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A segunda parte consiste numa pesquisa sobre a própria prática profissional, em que se implementaram atividades experimentais estruturadas para promoverem o Pensamento Crítico (PC) de um grupo de alunos do 5.º ano. Com este estudo, pretendeu-se compreender qual a influência das atividades experimentais, implementadas nas aulas de Ciências Naturais, no desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico em alunos do 2º CEB. Para isso, aplicou-se o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) antes do desenvolvimento das atividades experimentais e após essa intervenção, comparando posteriormente os resultados. Analisaram-se, ainda, as capacidades de pensamento crítico atingidas pelos alunos com as experiências. Os resultados sugerem que as atividades realizadas contribuíram para melhorar o nível de pensamento crítico dos alunos. | |
dc.identifier.tid | 201237024 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1582 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.title | A promoção do pensamento crítico e as atividades experimentais nas aulas de Ciências naturais do 2º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |