Repository logo
 
Publication

A presença da matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorSantos, Raquel
dc.contributor.authorRosa, Rogério de Jesus Amaral de Oliveira da
dc.date.accessioned2018-04-26T22:49:24Z
dc.date.available2018-04-26T22:49:24Z
dc.date.issued2018-03-21
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório serve como uma reflexão do trabalho desenvolvido durante os estágios em 1º e 2º Ciclos segundo as Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi apoiada numa metodologia de natureza qualitativa e incidiu no estudo da relação entre a Matemática e o cálculo mental no quotidiano dos alunos do 2º Ciclo. No estudo participaram os 30 alunos de uma turma. Os dados apresentados resultam da análise de um questionário aplicado aos 30 participantes e de três entrevistas individuais de entre os participantes no questionário. Os resultados demonstram que os participantes têm a perceção da presença da Matemática no seu quotidiano e que, por vezes, inconscientemente, utilizam o cálculo mental em algumas situações.pt_PT
dc.description.abstractThis report serves as a reflection of the work developed during the 1st and 2nd Cycle teacher internships according to the curricular guidelines of the courses of Supervised Teaching Practice of the Master’s Program in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The research focused on the study of the relationship between Mathematics and the mental calculation and the everyday of students of the 2nd cycle, particularly in students’ perception of the presence of Mathematics and the use of mental calculations in everyday life. This research was based on a qualitative methodology and the data presented are the result of the teacher practice. The results achieved show that participants in the study have the perception of the presence of Mathematics in their everyday life and sometimes, unconsciously, they use mental calculation in situations of their daily lives.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201897199
dc.identifier.tid201897199
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2181
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectaprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjectcálculo mentalpt_PT
dc.subjectresolução de problemas do quotidianopt_PT
dc.subjectmathematics learninpt_PT
dc.subjectmental calculationpt_PT
dc.subjectsolving everyday problemspt_PT
dc.titleA presença da matemática e o uso do cálculo mental em situações do quotidiano no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Mestrado- Rogério Rosa.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: