Repository logo
 
Publication

Avelãs de Cima: alimentar uma pratica de marketing territorial, vencer uma crise local

authorProfile.affiliationInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior Agrária de Santarémpt_PT
dc.contributor.authorCarvalho, José Manuel Oliveira
dc.contributor.authorRuivo, P.
dc.contributor.authorVeiga, M.
dc.date.accessioned2014-03-18T14:45:07Z
dc.date.available2014-03-18T14:45:07Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNo nosso País são numerosos os territórios rurais que se têm esvaziado de pessoas e de eventos… Com este processo, desaparecem estruturas, relações e vivências que acabam por resultar num conjunto de perdas, algumas irreparáveis, outras que intensificam múltiplas ruturas, muito difíceis de voltarem a coexistir, não só do ponto de vista dos recursos humanos, mas também do reconhecimento e valorização desses territórios. Ora, esta noção de perda tem sido vivida, sentida e partilhada pelos residentes mas, igualmente, por todos os outros utilizadores do território. No entanto, é possível ultrapassar este problema em alguns desses territórios, pois a persistência de recursos naturais ou outros, são de tanta relevância, tão assimilados e incorporados no sistema, que os seus não esquecimentos, as suas integrações nas atividades e as suas múltiplas utilizações podem ajudar a criar uma primeira base de manutenção e valorização global, reduzindo fragilidades e permitindo a concentração de várias funções, sem colidirem com o perfil de desenvolvimento desejado. A freguesia de Avelãs de Cima, no concelho de Anadia é um exemplo do descrito: um território rural, onde as funções económicas têm estado essencialmente assentes em práticas agrícolas e florestais. Como detém características exclusivas e espaços muito próprios, suficientemente distintivos por comparação com a oferta global dos territórios adjacentes, reconhecidos pela sua qualidade e diferenciação pelos utilizadores, apresenta-se um estudo de caso, com a aplicação de conceitos e ideias suportados em práticas empreendedoras e de marketing territorial, aproveitando as novas procuras da representação do rural, valorizando outras funções dos espaços rurais que não exclusivamente a agrícola, num quadro de preservação da identidade dos aglomerados rurais e de respeito e reforço do sentido de pertença, e que passa também pela formulação de atividades que satisfaçam conjuntamente residentes, visitantes e investidores.por
dc.identifier.citationCarvalho, J., Ruivo, P., Veiga, M. (2013), Avelãs de Cima: alimentar uma pratica de marketing territorial. Alimentar Mentalidades, Vencer a Crise Global - Atas do ESADR 2013, 15 a 19 de Outubro de 2013, Évora, pp. 2337-235, ISBN:978-989-8550-19-4.por
dc.identifier.isbn978-989-8550-19-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/912
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Évora /Comissão Organizadora do ESADR 2013por
dc.subjectDesenvolvimento regionalpor
dc.subjectmarketing territorialpor
dc.subjectatratividadepor
dc.subjectutilizadores do territóriopor
dc.subjectAnadiapor
dc.titleAvelãs de Cima: alimentar uma pratica de marketing territorial, vencer uma crise localpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapor
oaire.citation.endPage2086por
oaire.citation.startPage2073por
oaire.citation.titleVII Congresso da APDEA, V Congresso da SPER, I Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Ruralpor
person.familyNameCarvalho
person.familyNameLúcia da Mata Silvério Ruivo
person.givenNameJosé Manuel Oliveira
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id5211-EB99-9145
person.identifier.orcid0000-0002-4162-750X
person.identifier.orcid0000-0001-6868-2894
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationdebe6cad-0bd1-4f73-8c80-2c3e29279c3a
relation.isAuthorOfPublicationda2dda34-6ec1-4fc3-91cb-869d8e0b8a0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2dda34-6ec1-4fc3-91cb-869d8e0b8a0f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CARVALHORUIVO_avelã_APDEA2013.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: