Repository logo
 
Publication

A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar

dc.contributor.authorHamido, Gracinda
dc.date.accessioned2010-11-23T15:48:12Z
dc.date.available2010-11-23T15:48:12Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractÉ sobretudo centrados numa discussão dos traços identitários da Escola e dos conceitos de mudança, de inovação e de aprendizagem, que nos propomos analisar algumas implicações do papel da escola, enquanto organização, no acesso ao conhecimento e ao saber que é suposta promover. Este papel converte-a num elemento nuclear dos processos de mudança e inovação das sociedades, sendo certo, porém, que a obriga a desenvolver a capacidade de, ela própria, aprender. Entre os traços identitários da escola e dos agentes que a habitam e a sua reclamada mudança, existe uma relação dialógica que importa analisar. Ela envolve (re)avaliações de pressupostos, valores e práticas, numa dinâmica que mobiliza competências para pensar e agir, interagir e decidir com outros, ou seja, competências de pensamento e de aprendizagem colectivos/organizacionais. Defendemos que estas competências se geram no (inter)agir colectivo que relaciona, conecta, articula e integra diferentes lógicas de acção, epistemologias e ideologias. Geram-se, portanto, na assunção do dialogismo essencial que atravessa os processos de construção de conhecimento. - School, as an organization, plays a central role in society’s processes of change and innovation, by promoting the access to learning and knowledge. This implies, however, that school itself should be able to learn. In this article we analyse this core learning competence of schools, by focusing on a conceptual discussion on school identity and change, innovation and learning. There is a dialogical relation between identity and change, whether we refer to schools, or to agents that live and work in it. This dialogical relation involves re-evaluating presuppositions and reconverting values and practices, i.e, developing a dynamic process that mobilizes a competence to think and act, interact and decide with others. We claim that this competence emerges from collective, situated (inter)acting, where different logics of action, epistemologies and ideologies confront, articulate and integrate one another. It emerges, therefore, from the essential dialogism that cuts across all knowledge construction processes.por
dc.identifier.citationHAMIDO, Gracinda - A escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudar. Revista Interacções. Nº 7 (2007), p.141-178por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/272
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/G7.pdfpor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectDialogismopor
dc.titleA escola, ecologia viva e reflexiva: o poder de mudarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage178p.por
oaire.citation.startPage141p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameHamido
person.givenNameGracinda
person.identifier.ciencia-idD417-54AC-9BCF
person.identifier.orcid0000-0001-8745-0351
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication08e8d033-ef2f-428b-8523-f9c073b53aad
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery08e8d033-ef2f-428b-8523-f9c073b53aad

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
G7.pdf
Size:
124.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: