Repository logo
 
Publication

A gestão de conflitos: uma estratégia de educação para a cidadania

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorGuedes, Sofia Isabel Oliveira
dc.date.accessioned2023-01-31T18:19:34Z
dc.date.available2023-01-31T18:19:34Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte centra-se nos estágios desenvolvidos ao longo da prática de ensino supervisionada, evidenciando algumas das caraterísticas dos diferentes contextos, bem como as aprendizagens construtivas para a prática profissional. A segunda parte apresenta a componente investigativa, apresentando um estudo focado na gestão de conflitos como facilitador de Educação para a Cidadania. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de Pré Escolar e 1.º Ciclo. Os dados obtidos, através de seis entrevistas semiestruturadas aos docentes e de diálogos em grande grupo com quarenta e cinco crianças, foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam a inevitabilidade da gestão dos conflitos, em contexto educativo, contribui para as práticas de Educação para a Cidadania. Uma gestão de conflitos eficaz promove o desenvolvimento de competências ao exercício de uma cidadania plena, na qual o respeito pelo outro e a cooperação reinam.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report stems from the pedagogical practice carried out within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and is organized in two parts. The first part focuses on internships developed throughout supervised teaching practice, highlighting some of the characteristics of different contexts, as well as constructive learning for professional practice. The second part presents the investigative component, presenting a study focused on conflict management as a facilitator of Education for Citizenship. The study is of a qualitative nature, resulting from research in the practice developed in the context of pre-school and 1st cycle internships. The data obtained, through six semi-structured interviews with the teachers and dialogues in a large group with forty-five children, were submitted to a content analysis. The results indicate the inevitability of conflict management, in an educational context, it contributes to the practices of Education for Citizenship. Effective conflict management promotes the development of skills to exercise full citizenship, in which respect for others and cooperation reign supreme.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203201426
dc.identifier.tid203201426
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4285
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectconflitopt_PT
dc.subjectgestão de conflitospt_PT
dc.subjectcidadaniapt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectconflictpt_PT
dc.subjectconflict managementpt_PT
dc.subjectcitizenshippt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleA gestão de conflitos: uma estratégia de educação para a cidadaniapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_versão Final_MEPE1CEB_Sofia Guedes.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: