Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A gestão de conflitos: uma estratégia de educação para a cidadania

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e organiza-se em duas partes. A primeira parte centra-se nos estágios desenvolvidos ao longo da prática de ensino supervisionada, evidenciando algumas das caraterísticas dos diferentes contextos, bem como as aprendizagens construtivas para a prática profissional. A segunda parte apresenta a componente investigativa, apresentando um estudo focado na gestão de conflitos como facilitador de Educação para a Cidadania. O estudo é de natureza qualitativa, decorrendo da investigação na própria prática desenvolvida no contexto de estágio de Pré Escolar e 1.º Ciclo. Os dados obtidos, através de seis entrevistas semiestruturadas aos docentes e de diálogos em grande grupo com quarenta e cinco crianças, foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam a inevitabilidade da gestão dos conflitos, em contexto educativo, contribui para as práticas de Educação para a Cidadania. Uma gestão de conflitos eficaz promove o desenvolvimento de competências ao exercício de uma cidadania plena, na qual o respeito pelo outro e a cooperação reinam.
This internship report stems from the pedagogical practice carried out within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and is organized in two parts. The first part focuses on internships developed throughout supervised teaching practice, highlighting some of the characteristics of different contexts, as well as constructive learning for professional practice. The second part presents the investigative component, presenting a study focused on conflict management as a facilitator of Education for Citizenship. The study is of a qualitative nature, resulting from research in the practice developed in the context of pre-school and 1st cycle internships. The data obtained, through six semi-structured interviews with the teachers and dialogues in a large group with forty-five children, were submitted to a content analysis. The results indicate the inevitability of conflict management, in an educational context, it contributes to the practices of Education for Citizenship. Effective conflict management promotes the development of skills to exercise full citizenship, in which respect for others and cooperation reign supreme.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

conflito gestão de conflitos cidadania estratégias aprendizagem conflict conflict management citizenship strategies learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue