Repository logo
 
Publication

Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital

dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.contributor.authorNovo, Cristina
dc.contributor.authorNeves, Elisabete
dc.date.accessioned2011-08-25T13:02:09Z
dc.date.available2011-08-25T13:02:09Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEm nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitando as três fases de um processo de escrita: planificação, redacção e revisão. Neste contexto consideramos essencial incluir o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como forma de evidenciar o ensino e aprendizagem da escrita, tendo por base o pressuposto de que as mesmas são parte integrante das sociedades actuais e são essenciais para elevar o nível de literacia dos seus cidadãos. Deste modo, revisitamos o contexto teórico e teórico-prático do uso dos recursos digitais através de autores nacionais e internacionais e da apresentação de uma proposta de actividade de escrita colaborativa com recurso às TIC e em que procuramos salientar a importância deste processo: i) da relação dos alunos com a divulgação do produto / processo do escrito, (ii) da ligação que se estabelece com os referenciais do aluno (aquilo que o aluno já sabe) e (iii) a ligação com a restante comunidade. - In the introductory note we present the evolution of writing pedagogy in three different approaches: the traditional approach or the transcript, which favors the dominance of orality or transcoding pedagogy and finally, an approach based on rewriting. To support our perspective, we use the contributions referenced from the National Program for Teaching Portuguese (PNEP), explaining the three phases of the writing process: planning, writing and revision. In this context we considered essential to include the use of Information and Communication Technology (ICT) as a way of highlighting the teaching and learning of writing, based on the assumption that they are an integral part of contemporary societies and are essential to raise the level of literacy of its citizens. Thus, revisited the theoretical context and theoretical and practical use of digital resources through national and international authors and the submission of a proposal for collaborative writing activities using ICT, we’d like to emphasize the importance of this process: i) ratio of students to the dissemination of product / process of writing, (ii) the link established with the references of the student (what the learner already knows) and (iii) the link with the rest of the community.por
dc.identifier.citationTeixeira,M., Novo,C. & Neves, E. (2011). Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital. Revista Interacções,19(7),238-258por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/538
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S14%20-%20Teixeira%2C%20Novo%20&%20Neves.pdfpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProcesso de escritapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.titleAbordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digitalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage258p.por
oaire.citation.startPage238p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameTeixeira
person.familyNameNovo
person.givenNameMadalena
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.ciencia-idBD1B-E52E-00F7
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.orcid0000-0002-2379-3029
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicatione0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4
relation.isAuthorOfPublication5c369f0f-76c5-4c30-9227-b2ee66177aac
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5c369f0f-76c5-4c30-9227-b2ee66177aac

Files