Publication
O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores
dc.contributor.author | Luís, Helena | |
dc.contributor.author | Roldão, Maria do Céu | |
dc.date.accessioned | 2018-01-13T00:48:59Z | |
dc.date.available | 2018-01-13T00:48:59Z | |
dc.date.issued | 2016-07 | |
dc.description.abstract | Pretendemos refletir sobre o papel do brincar na aprendizagem - central para a formação dos profissisonais da educação de infância - a partir de alguns resultados preliminares de um estudo centrado nas teorias praticas de educadores de infãncia em duas fases do desenvolvimento profssional. A partir de um estudo qualitativo de pequena escala analisaremos como esta temática está presente e influencia a construção das teorias práticas pessoais dos educadores. A centralidade do tema na formação inicial e continua dos educadores de infância será discutida. Defendemos que apesar dos educadores e teóricos da educação de infância afirmarem frequentemente que a atividade principal da criança – o brincar - é a sua forma principal de aprendizagem, partilhamos com Dahlberg, Moss e Pence (1999) o argumento de que “aprender através do brincar” não tem tido equivalência no “ensinar através do brincar”. Neste sentido surge como urgente encontrar estratégias para auxiliar o educador a encontrar potencial no “ensino” mais eficaz mas que está orientado e centrado na criança e no potencial para a sua aprendizagem através do brincar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Luís, H. e Roldão, M.C.(2016)." O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores". Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância“Investigação, formação docente e culturas da infância”.13 a 15 de Julho. WhiteBooks Ed.,pp.714-728. ISBN: 978-989-8765-46-8 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8765-46-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2006 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | WhiteBooks Ed. | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | www.whitebooks.pt | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | brincar | pt_PT |
dc.title | O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho, Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 728 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 714 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância“Investigação, formação docente e culturas da infância” | pt_PT |
person.familyName | Luís | |
person.givenName | Helena | |
person.identifier.ciencia-id | FE1B-828C-2A6D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6947-2597 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61 |