Repository logo
 
Publication

O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores

dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.date.accessioned2018-01-13T00:48:59Z
dc.date.available2018-01-13T00:48:59Z
dc.date.issued2016-07
dc.description.abstractPretendemos refletir sobre o papel do brincar na aprendizagem - central para a formação dos profissisonais da educação de infância - a partir de alguns resultados preliminares de um estudo centrado nas teorias praticas de educadores de infãncia em duas fases do desenvolvimento profssional. A partir de um estudo qualitativo de pequena escala analisaremos como esta temática está presente e influencia a construção das teorias práticas pessoais dos educadores. A centralidade do tema na formação inicial e continua dos educadores de infância será discutida. Defendemos que apesar dos educadores e teóricos da educação de infância afirmarem frequentemente que a atividade principal da criança – o brincar - é a sua forma principal de aprendizagem, partilhamos com Dahlberg, Moss e Pence (1999) o argumento de que “aprender através do brincar” não tem tido equivalência no “ensinar através do brincar”. Neste sentido surge como urgente encontrar estratégias para auxiliar o educador a encontrar potencial no “ensino” mais eficaz mas que está orientado e centrado na criança e no potencial para a sua aprendizagem através do brincar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLuís, H. e Roldão, M.C.(2016)." O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores". Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância“Investigação, formação docente e culturas da infância”.13 a 15 de Julho. WhiteBooks Ed.,pp.714-728. ISBN: 978-989-8765-46-8pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8765-46-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherWhiteBooks Ed.pt_PT
dc.relation.publisherversionwww.whitebooks.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjecteducação de Infânciapt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.titleO papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho, Bragapt_PT
oaire.citation.endPage728pt_PT
oaire.citation.startPage714pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância“Investigação, formação docente e culturas da infância”pt_PT
person.familyNameLuís
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Luís_Roldão_SLBEI_pp714_728.pdf
Size:
221.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: