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Abstract(s)
Pretendemos refletir sobre o papel do brincar na aprendizagem - central para a formação dos profissisonais da educação de infância - a partir de alguns resultados preliminares de um estudo centrado nas teorias praticas de educadores de infãncia em duas fases do desenvolvimento profssional. A partir de um estudo qualitativo de pequena escala analisaremos como esta temática está presente e influencia a construção das teorias práticas pessoais dos educadores. A centralidade do tema na formação inicial e continua dos educadores de infância será discutida. Defendemos que apesar dos educadores e teóricos da educação de infância afirmarem frequentemente que a atividade principal da criança – o brincar - é a sua forma principal de aprendizagem, partilhamos com Dahlberg, Moss e Pence (1999) o argumento de que “aprender através do brincar” não tem tido equivalência no “ensinar através do brincar”. Neste sentido surge como urgente encontrar estratégias para auxiliar o educador a encontrar potencial no “ensino” mais eficaz mas que está orientado e centrado na criança e no potencial para a sua aprendizagem através do brincar.
Description
Keywords
educação de Infância brincar
Citation
Luís, H. e Roldão, M.C.(2016)." O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores". Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância“Investigação, formação docente e culturas da infância”.13 a 15 de Julho. WhiteBooks Ed.,pp.714-728. ISBN: 978-989-8765-46-8