Repository logo
 
Publication

A comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores

dc.contributor.authorPassos, Cármen
dc.date.accessioned2010-11-29T11:25:30Z
dc.date.available2010-11-29T11:25:30Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractNeste artigo buscou-se identificar o tipo de comunicação que ocorre nas aulas de matemática, reveladas em diários reflexivos dos futuros professores durante o estágio da docência e as suas aprendizagens nesse cenário. Foi solicitada a produção de diários reflexivos das observações realizadas. O contexto de práticas de ensino e estágio da docência são concebidos como importante espaço reflexivo, possibilitando aos licenciandos conhecer e analisar a realidade escolar; investigar, planejar e implementar diferentes metodologias para o ensino de matemática. A comunicação matemática é um dos aspectos que tem merecido atenção nas orientações curriculares, por se constituir num indicador da natureza do processo de ensinoaprendizagem e em condição necessária para o seu desenvolvimento. Verificou-se que a comunicação nas aulas de matemática observadas tem sido realizada timidamente e com pouca intencionalidade. A pesquisa revelou que refletir sobre essas práticas ainda na formação inicial é fundamental para a constituição docente. - In tis article we tried to identify the type of communication that occur in maths classrooms, revealed by reflexive diaries made by future teachers during their teacher training. We asked them to produce reflexive diaries of their observations. The teaching training and the teaching practices are conceived as important reflexive areas, allowing the future teachers to know and to analyze the school reality; to research, to plan and to implement different methodologies for the teaching of Mathematics. Communication in Mathematics is one of the aspects that has received some attention on curricular guidelines as it constitutes an indicator to the nature of the teaching-learning process as well as a necessary circumstance to its development. We have concluded that the communication in the Mathematics classrooms observed has been conducted in a very unintentional and shy manner. The research revealed that to reflect about these practices in a teaching training process is essential for becoming a teacher.por
dc.identifier.citationPASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion - A comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Revista Interacções. Nº8 (2008), p. 18-36por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/298
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/H2%281%29.pdfpor
dc.subjectComunicação nas Aulas de Matemáticapor
dc.subjectFormação de Professores de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagem da Docênciapor
dc.titleA comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage36p.por
oaire.citation.startPage18p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
H2.pdf
Size:
100.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: