Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo buscou-se identificar o tipo de comunicação que ocorre nas aulas de
matemática, reveladas em diários reflexivos dos futuros professores durante o estágio
da docência e as suas aprendizagens nesse cenário. Foi solicitada a produção de
diários reflexivos das observações realizadas. O contexto de práticas de ensino e
estágio da docência são concebidos como importante espaço reflexivo, possibilitando
aos licenciandos conhecer e analisar a realidade escolar; investigar, planejar e
implementar diferentes metodologias para o ensino de matemática. A comunicação
matemática é um dos aspectos que tem merecido atenção nas orientações
curriculares, por se constituir num indicador da natureza do processo de ensinoaprendizagem
e em condição necessária para o seu desenvolvimento. Verificou-se
que a comunicação nas aulas de matemática observadas tem sido realizada
timidamente e com pouca intencionalidade. A pesquisa revelou que refletir sobre
essas práticas ainda na formação inicial é fundamental para a constituição docente. - In tis article we tried to identify the type of communication that occur in maths
classrooms, revealed by reflexive diaries made by future teachers during their teacher
training. We asked them to produce reflexive diaries of their observations. The teaching
training and the teaching practices are conceived as important reflexive areas, allowing
the future teachers to know and to analyze the school reality; to research, to plan and
to implement different methodologies for the teaching of Mathematics. Communication
in Mathematics is one of the aspects that has received some attention on curricular
guidelines as it constitutes an indicator to the nature of the teaching-learning process
as well as a necessary circumstance to its development. We have concluded that the
communication in the Mathematics classrooms observed has been conducted in a very
unintentional and shy manner. The research revealed that to reflect about these
practices in a teaching training process is essential for becoming a teacher.
Description
Keywords
Comunicação nas Aulas de Matemática Formação de Professores de Matemática Aprendizagem da Docência
Citation
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion - A comunicação nas aulas de matemática revelada ns narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Revista Interacções. Nº8 (2008), p. 18-36
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação