Repository logo
 
Publication

Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimento

dc.contributor.advisorSeixas, Sónia
dc.contributor.authorAlbuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de
dc.date.accessioned2019-08-21T15:23:31Z
dc.date.available2019-08-21T15:23:31Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório apresenta quatro experiências de prática de ensino supervisionado e conta com um trabalho investigativo de natureza qualitativa, de tipo descritivo, envolvendo uma amostra de 219 participantes. Pretendeu-se neste trabalho reunir um conjunto de estratégias potenciadoras de motivação e envolvimento dirigidas a crianças dos 4 aos 10 anos de idade. Esta busca levou à procura de respostas na literatura, junto dos principais interlocutores no processo de ensino-aprendizagem e junto de profissionais de vários ramos. No sentido de se proceder à recolha de dados junto da amostra, foi elaborado um questionário para 103 professores e 9 especialistas e foram entrevistadas 108 crianças. Foi então possível confirmar que as estratégias neurodidáticas são as que os professores apontam como mais eficazes, as que vão ao encontro dos interesses e necessidades das crianças e são recomendadas por especialistas e pela literatura.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents four experiences of teaching practice based on a qualitative research work of a descriptive nature that brings together a sample of 219 participants. The aim of this work was to gather a set of motivation and involvement strategies aimed at children from 4 to 10 years of age. This search led to the search for answers in the literature, among the main intervenients in the teaching-learning process and among professionals from different areas. Consequently, a questionnaire was built for 103 teachers and 9 specialists and 108 children were interviewed. It was then possible to confirm that brain friendly strategies are those that teachers consider as more effective, that meet the interests and needs of children and are recommended by experts as well as the authors refered to in this report.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202274136
dc.identifier.tid202274136
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2681
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectenvolvimentopt_PT
dc.subjectneuroeducaçãopt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectinvolvementpt_PT
dc.subjectneuroeducationpt_PT
dc.titleEstratégias neurodidáticas de motivação e envolvimentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Albuquerque.pdf
Size:
8.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: