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- A comunicação não-verbal no exercício da profissão docentePublication . Ferreira, Sara Patrícia Brunheta; Togtema, MargaridaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório encontra-se dividido em duas grandes partes: A primeira parte contém a descrição de cada um dos estágios efetuados nas valências do pré-escolar e do 1ºciclo do ensino básico. A segunda parte inclui o processo investigativo efetuado para responder à problemática selecionada. Assim sendo, esta duas seções do trabalho cruzam-se e relacionam-se entre si. A investigação diz respeito à comunicação não-verbal na profissão docente e à importância e ao impacto desta no exercício da profissão, tanto na relação pedagógica como no desenvolvimento de competências por parte das crianças. Este estudo teve a participação de uma educadora e de uma professora primária e dos seus respetivos grupos de crianças, sendo a recolha de dados realizada através da observação e análise de cada um dos contextos e de entrevistas às profissionais. Palavras-chave: Comunicação não-verbal, linguagem corporal, relação pedagógica.
- Estratégias neurodidáticas de motivação e envolvimentoPublication . Albuquerque, Maria Seabra Pereira Santos Lima de; Seixas, SóniaO presente relatório apresenta quatro experiências de prática de ensino supervisionado e conta com um trabalho investigativo de natureza qualitativa, de tipo descritivo, envolvendo uma amostra de 219 participantes. Pretendeu-se neste trabalho reunir um conjunto de estratégias potenciadoras de motivação e envolvimento dirigidas a crianças dos 4 aos 10 anos de idade. Esta busca levou à procura de respostas na literatura, junto dos principais interlocutores no processo de ensino-aprendizagem e junto de profissionais de vários ramos. No sentido de se proceder à recolha de dados junto da amostra, foi elaborado um questionário para 103 professores e 9 especialistas e foram entrevistadas 108 crianças. Foi então possível confirmar que as estratégias neurodidáticas são as que os professores apontam como mais eficazes, as que vão ao encontro dos interesses e necessidades das crianças e são recomendadas por especialistas e pela literatura.