dc.contributor.author | Rosa, Marta | |
dc.contributor.author | Silva, Mário Ribeiro da | |
dc.date.accessioned | 2012-07-20T10:05:47Z | |
dc.date.available | 2012-07-20T10:05:47Z | |
dc.date.issued | 2011-04 | |
dc.description | Poster apresentado no III Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem. Santarém, Abril 2011, Sob orientação cientifica do Sr. Professor Doutor José Amendoeira | por |
dc.description.abstract | Na orientação de estudantes de 1º Ciclo, 1º Ano, no âmbito do Programa de articulação teórico-prático, da Unidade Curricular Enfermagem I, procuramos mobilizar os conhecimentos da disciplina, tendo por base as dimensões que a constituem de forma integrada. Este programa de articulação teórico – prático, nesta unidade curricular Enfermagem I, no 1º ano ocorre nos dois blocos teóricos, aquando das temáticas: «A relação interpessoal no cuidar em enfermagem» «Avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida» É importante referenciar que enquanto Escola de Saúde, preconizamos um modelo teórico de enfermagem que permite aos estudantes um quadro conceptual de referência, que os ajuda a estruturar o seu pensamento tendo em conta a avaliação da pessoa – Modelo de Vida Roper, Logan e Thierney, que está conceptualizado para a avaliação das capacidades da pessoa no desenvolvimento das suas actividades de vida. O que faz com que possamos mobilizar todas as dimensões de acordo com este modelo, assim como caminhar com o estudante para uma integração dos conhecimentos de forma responsável e congruente com a situação de cada pessoa, estimulando à pesquisa do conhecimento relacionado com aquilo que o estudante identifica enquanto foco de atenção de enfermagem, aquando da realização da avaliação inicial e de todo o processo de cuidados a implementar. Este processo permite desenvolver capacidades e habilidades no âmbito da avaliação inicial, planeamento, intervenção e avaliação da pessoa no desenvolvimento das actividades de vida, seguindo a metodologia do estudo de caso-análise, concretizando-se pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo subordinado ao tema «Desenvolvimento do processo de enfermagem numa situação real considerando o Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/656 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | COMPETÊNCIA DO ESTUDANTE | por |
dc.subject | ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA | por |
dc.subject | ENFERMAGEM | por |
dc.subject | PROCESSO DE ENFERMAGEM | por |
dc.subject | MODELO TEÓRICO DE ENFERMAGEM | por |
dc.title | Articulação teórico-prática. Da concepção à operacionalização | por |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | por |
person.familyName | Rosa | |
person.familyName | Ribeiro da Silva | |
person.givenName | Marta | |
person.givenName | Mário João | |
person.identifier.ciencia-id | 0117-CC79-BACC | |
person.identifier.ciencia-id | 6115-2632-EFBE | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0916-0564 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2434-4356 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
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