Repository logo
 
Publication

O Insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissau

dc.contributor.advisorTavares, Teresa Claudia
dc.contributor.advisorBeirante, David
dc.contributor.authorSanca, Fidel Oliveira
dc.date.accessioned2023-04-27T22:00:49Z
dc.date.available2023-04-27T22:00:49Z
dc.date.issued2023-03-27
dc.description.abstractA presente dissertação é um estudo de caso onde procuramos, por um lado, analisar quais os principais fatores que influenciam o insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Guiné-Bissau, e por outro, avaliar o impacto ao nível da intervenção comunitária da ONG Effective Intervention, no domínio da educação na mesma região, comparando-o com as práticas e os resultados obtidos pela escola pública. Em termos metodológicos, e de acordo com os nossos objetivos, as técnicas usadas conjugam uma abordagem de pendor qualitativo com algumas técnicas quantitativas, por forma a levar a cabo a análise documental, o inquérito por questionários e as entrevistas semi diretiva. Da análise de alguns dos fatores que contribuem para o fracasso do ensino no país e a intervenção feita no sentido de ultrapassar a situação, pretendemos dar algumas sugestões, tanto a nível pedagógico como a nível social, que possam contribuir para combater o flagelo do insucesso e abandono escolar na Guiné-Bissau.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation is a case study where we seek, on the one hand, to analyze which are the main factors that influence failure and school dropout in basic education in Fulacunda (Guinea Bissau), and on the other hand, to evaluate the impact at the level of community intervention of the NGO Effective Intervention, in the field of education in the same region, comparing it with the practices and results obtained by the public school. Regarding the methodology used, according to our objectives, the techniques combine a qualitative approach with some quantitative techniques, to carry out the documental analysis, the inquiry by questionnaires and the semi-directive interviews. From the analysis of some of the factors that contribute to the school unsuccess in the country and the intervention made to overcome the situation, we intend to give some suggestions, both at a pedagogical and social level, that may contribute to fight the indigence of failure and school dropout in Guinea-Bissau.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203281772
dc.identifier.tid203281772
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4420
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectinsucesso escolarpt_PT
dc.subjectabandono escolarpt_PT
dc.subjecteducação públicapt_PT
dc.subjecteffective interventionpt_PT
dc.subjectschool failurept_PT
dc.subjectschool dropoutpt_PT
dc.subjectpublic educationpt_PT
dc.titleO Insucesso e o abandono escolar no ensino básico de Fulacunda na Região de Quinara na Guiné-Bissaupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_versão Final_Fidel Sanca.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: