Repository logo
 
Publication

A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância

dc.contributor.authorPortugal, Gabriela
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.date.accessioned2017-05-09T23:50:59Z
dc.date.available2017-05-09T23:50:59Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2017-04-26T09:40:46Z
dc.description.abstractEm educação de infância, a qualidade das relações adultos-crianças é um elemento determinante ao nível da construção de sentimentos de segurança, autoestima, curiosidade e desejo de aprender, vontade e capacidade de comunicar com os outros. As escalas de empenhamento da criança e do adulto são instrumentos que, no seu conjunto, apoiam a compreensão da experiência interna da criança e do ajustamento relacional do adulto à situação vivida pela criança. Neste artigo, recorrendo-se a situações descritas por educadores, no âmbito de processos de formação em contexto, pretende-se evidenciar a importância destes instrumentos no apoio à reflexão e melhoria das suas práticas pedagógicas.pt_PT
dc.description.abstractIn early childhood education, the quality of adultchild relationships is a key element in terms of building a sense of security, self-esteem, curiosity and desire to learn, willingness and ability to communicate with others. The child and adult engagement scales are instruments that, as a whole, support the understanding of the child’s inner experience and the relational adjustment of the adult to the situation experienced by the child. In this article, considering situations described by practitioners, it is intended to highlight the importance of these instruments in supporting reflection and improvement of educational practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier1647-2144en_US
dc.identifier.citationPortugal, Gabriela; Luís, Helena. A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância, Saber & Educar, 21, 21, 66-74, 2016.pt_PT
dc.identifier.issn1647-2144
dc.identifier.issn1647-2144
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1715
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectestilo do adultopt_PT
dc.subjectempenhamentopt_PT
dc.subjectbem-estar e implicaçãopt_PT
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjecteducação de infânciapt_PT
dc.subjectadult stylept_PT
dc.subjectengagementpt_PT
dc.subjectwell-being and involvementpt_PT
dc.subjectpedagogical practicespt_PT
dc.subjectearly childhood educationpt_PT
dc.titleA atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infânciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage74ppt_PT
oaire.citation.startPage66p.pt_PT
oaire.citation.titleSaber&Educarpt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameLuís
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
207-892-1-PB.pdf
Size:
85.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: