Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_ Mariana_ Henriques.pdf3.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estágio apresenta o percurso realizado no Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º CEB na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte deste contempla a reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas, realizadas em quatro semestres. Na segunda parte, apresenta-se um estudo exploratório, que visa dar resposta à questão de investigação “Quais são as conceções das crianças sobre a influência da pandemia COVID-19 na sua aprendizagem?”. Para tal, foram utilizados registos fotográficos, desenhos e narrativas realizados pelas crianças e, ainda, entrevistas realizadas às educadoras e professoras cooperantes. O estudo envolveu uma turma em contexto de JI e a respetiva educadora, bem como duas turmas em contexto de 1.ºCEB e respetivos docentes. Os desenhos e as narrativas produzidas foram organizados em s em categorias e subcategorias. Através da análise das entrevistas aos docentes e das produções das crianças, conclui-se que as crianças têm a perceção que as suas aprendizagens foram condicionadas substancialmente, assim como o seu processo de socialização. Em certos casos, verificou-se também o retrocesso nas aprendizagens e dificuldade na compreensão dos conteúdos através das aulas online.
This internship report presents the work carried out in the Master' Degree in Pre-school Education and Teaching in the Primary School, in the School of Education of Polytechnic Institute Santarém. The first part includes a reflection of the activities developed under the curricular units of Supervised Teaching Practice, carried out in four semesters. In the second part, an exploratory study is presented, which aims to answer the research question: "What are the children's conceptions about the COVID-19 pandemic influence on their learning? To this aim, photographic records, drawings, and narratives done by the children were collected, as well as interviews with the educators and teachers. The study involved one kindergarten class and the respective educator, as well as two primary school classes and respective teachers. Regarding the results obtained, the drawings and narratives produced by the children were analyzed and organized into categories and subcategories. Through the analysis of the teachers' interviews and the children's productions, it was concluded that the children have the perception that leir learning has been substantially compromised, as well as their socialization process. In some cases, there was also a regression in learning and difficulty in understanding the contents through online classes.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

aprendizagens conceções das crianças COVID-19 pré-escolar 1.ºCEB learning children's conceptions preschool primary school

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue