Repository logo
 
Publication

A ligação escola-família mediada pelas tecnologias

dc.contributor.advisorNovo, Cristina
dc.contributor.authorCorreia, Joana Alexandra Santos
dc.date.accessioned2023-10-31T14:13:48Z
dc.date.available2023-10-31T14:13:48Z
dc.date.issued2023-10-16
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório descreve o percurso efetuado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo, evidenciando as aprendizagens e as experiências vividas nas Práticas de Ensino Supervisionado, em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo. Refere, também, o exercício investigativo sobre “A ligação Escola Família mediada pelas tecnologias”, tendo como ponto de partida a seguinte questão problema: Como é que as tecnologias de informação e comunicação podem ser um recurso facilitador do envolvimento Escola-Família?. Seguiu-se uma metodologia de carater qualitativa, com uma amostra de 65 encarregados de educação e 4 docentes. Os instrumentos utilizados foram o inquérito por entrevista e por questionário. A análise dos resultados permitiu compreender que os encarregados de educação utilizam as tecnologias de informação e comunicação para comunicar com os docentes, sendo que consideram-nas uma ferramenta benéfica para comunicar informações e por vezes, para acompanhar o quotidiano das atividades dos seus educandos.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes the path taken within the scope of my Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle, highlighting the learning and experiences lived in the Practices of Supervised Teaching, in contexts of Daycare, Kindergarten and 1 st Cycle. It also refers to the investigative exercise on “The School-Family connection mediated by technologies”, having as a starting point the following problem-question: How can information and communication technologies be a resource that facilitates School-Family involvement? A qualitative methodology was followed, with a sample of 65 caregivers and 4 teachers. The instruments used were the interview and questionnaire survey. The analysis of the results made it possible to understand that guardians use information and communication technologies to communicate with teachers, considering that these are a beneficial tool to communicate information and sometimes to accompany the daily activities of their students.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203376480
dc.identifier.tid203376480
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4560
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecttecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectensino básicopt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subjectinformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectfamilypt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjectbasic educationpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.titleA ligação escola-família mediada pelas tecnologiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio - Joana Correia_MEPE1CEB.pdf
Size:
7.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: