Repository logo
 
Publication

Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicial

dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.date.accessioned2024-04-30T20:47:22Z
dc.date.available2024-04-30T20:47:22Z
dc.date.issued2023-07-28
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se uma linha de investigação em que se procura analisar, no âmbito de uma experiência de formação, a forma como futuros educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) percecionam a regulação partilhada e a autorregulação da aprendizagem (ARA) e como, a partir dessa experiência, promovem essas competências nas crianças, nomeadamente, na resolução de problemas matemáticos. Debruçar-nos-emos sobre a primeira fase da regulação partilhada a “antevisão do processo formativo”. Participaram no estudo cinco estudantes que frequentam o mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB e os respetivos grupos de crianças com que trabalharam nos contextos de estágio. Atendendo à natureza qualitativa deste estudo exploratório, que envolveu diferentes métodos e técnicas - grupo focal e narrativas de formação -, a análise dos dados assume-se como descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que as estudantes identificam aspetos facilitadores na regulação partilhada das tarefas, tendo o suporte do grupo um papel relevante. Consideram que o educador de infância ou o professor do 1.º CEB poderá intervir, tendo um papel ativo na promoção destas competências, na medida em que pode criar condições para que as crianças aprendam em conjunto a resolver problemas, nomeadamente, matemáticos.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a line of investigation that seeks to analyze how future kinder-garten and 1st cycle of basic education (CEB) teachers perceive shared regulation and how, based on this experience, they promote these skills in children, namely, when solving mathematical problems. We will focus on the first phase of shared regulation the “preview of the formative process”. Five students who attend the master's degree in preschool education and teaching at the 1st CEB, and the respec-tive groups of children with whom they worked in the internship contexts partici-pated in the study. Given the qualitative nature of this exploratory study, which in-volved different methods and techniques -focus groups and training narratives -, data analysis is descriptive and interpretive. The results indicate that students iden-tify facilitating aspects in the shared regulation of tasks, with group support playing a relevant role. They also consider that the kindergarten or the primary teacher can intervene, having an active role in the promotion of these competencies, insofar as they can create conditions for children to learn to solve mathematical problems to-gethept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPiscalho, I., & Colaço, S. (2023). Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicial. Medi@ções, 11(1), 107–123. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.385pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.60546/mo.v11i1.385pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4828
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/385/330pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectregulação partilhadapt_PT
dc.subjectautorregulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectnarrativas de formaçãopt_PT
dc.subjectresolução de problemas matemáticopt_PT
dc.subjectformação inicial de Educadores de Infância e Professores do 1.º CEBpt_PT
dc.subjectshared regulationpt_PT
dc.subjectself-regulated learningpt_PT
dc.subjecttraining narrativespt_PT
dc.subjectsolving mathema-tical problemspt_PT
dc.subjectinitial Training of Kindergarten and PrimaryTeacherspt_PT
dc.titleResolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage123pt_PT
oaire.citation.issueN.º 1pt_PT
oaire.citation.startPage107pt_PT
oaire.citation.titleMedi@çõespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamePiscalho
person.familyNameColaço
person.givenNameIsabel
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.ciencia-id2C1B-ABB4-13B2
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
person.identifier.orcid0000-0003-1542-6314
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mediações.pdf
Size:
639.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: