Repository logo
 
Publication

Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorLoureiro, Ana
dc.date.accessioned2017-08-07T15:09:49Z
dc.date.available2017-08-07T15:09:49Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNum mundo caracterizado pela exploração dos recursos naturais e pela degradação crescente do ambiente, a educação ambiental desempenha um importante papel, não apenas na transmissão de conhecimentos científicos e técnicos, mas também no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, de atitudes e de valores suscetíveis de assegurar aos cidadãos um papel ativo e responsável na sociedade. Os educadores sociais, como agentes educativos promotores da evolução da relação entre o indivíduo e o seu ambiente, devem contribuir para a melhoria das condições de vida da sua comunidade, através da realização de ações que visem a tomada de consciência dos cidadãos da possibilidade de serem ativos e reativos. Neste artigo, relatamos uma experiência realizada desde 2011 na ESES, resultante da articulação entre as unidades curriculares de Educação Ambiental, Estatística e Tecnologias de Informação e da Comunicação, da Licenciatura em Educação Social, com a finalidade de desenvolver nos futuros educadores sociais capacidades de conceção, dinamização e avaliação de projetos que fomentem a mobilização cidadã e o empreendedorismo social na área do ambiente, junto da comunidade educativa e de outros parceiros. A integração de conhecimentos e recursos de cada unidade curricular, para além de estar em sintonia com o caráter interdisciplinar que a Educação Ambiental assume, facilitou o desenvolvimento e implementação dos projetos e promoveu um maior envolvimento dos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractIn a world characterized by the exploitation of natural resources and the increasing degradation of the environment, environmental education plays an important role not only in the transmission of scientific and technical knowledge, but also in the development of critical thinking, creativity, attitudes and values, for an active attitude in society. Social educators as educational agent promoters of the evolution of the relationship between the individual and the environment, should contribute to improving the conditions of their community through the implementation of actions aimed at raising awareness by citizens of the possibility of being active and reactive. In this article, we report an experiment conducted since 2011 at ESES, a result of articulation between the courses Environmental Education, Statistics and Information and Communication Technologies, of the Degree in Social Education, in order to develop in future social educators competences of design, promotion and evaluation of intervention projects that promote citizen mobilization and social entrepreneurship in the environmental field, within the educational community and other partners. The integration of knowledge and resources of each course, as well as being in line with the interdisciplinary nature that environmental education takes facilitated the development and implementation of projects and promoted greater involvement of students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M., Santos, R., & Loureiro, A. (2016). Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior. In M. Oliveira, O. Santos, N. Carvalho, E. Lameiras, J. Castro (Coord.), Atas do II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento (pp. 208-220). Leiria, Portugal: OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.pt_PT
dc.identifier.issn978-989-99054-2-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1789
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiriapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ambiente.ipleiria.pt/pt/apresentacao/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjecteducação ambientalpt_PT
dc.subjecteducação socialpt_PT
dc.subjectestatísticapt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectenvironmental educationpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectinterdisciplinarypt_PT
dc.subjectsocial educationpt_PT
dc.subjectstatisticspt_PT
dc.titleProjetos interdisciplinares em EA no Ensino Superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage220p.pt_PT
oaire.citation.startPage208p.pt_PT
oaire.citation.titleAtas do II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameSantos
person.familyNameCristina Castro Loureiro
person.givenNameMarisa
person.givenNameRaquel
person.givenNameAna
person.identifierA-4104-2012
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.ciencia-id9E13-E4A0-3ABE
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.orcid0000-0003-1322-3070
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublicationd007ac12-cf10-40e4-b652-61fd117b8206
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
artigo_CIEAD.pdf
Size:
734.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: