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Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior

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Num mundo caracterizado pela exploração dos recursos naturais e pela degradação crescente do ambiente, a educação ambiental desempenha um importante papel, não apenas na transmissão de conhecimentos científicos e técnicos, mas também no desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, de atitudes e de valores suscetíveis de assegurar aos cidadãos um papel ativo e responsável na sociedade. Os educadores sociais, como agentes educativos promotores da evolução da relação entre o indivíduo e o seu ambiente, devem contribuir para a melhoria das condições de vida da sua comunidade, através da realização de ações que visem a tomada de consciência dos cidadãos da possibilidade de serem ativos e reativos. Neste artigo, relatamos uma experiência realizada desde 2011 na ESES, resultante da articulação entre as unidades curriculares de Educação Ambiental, Estatística e Tecnologias de Informação e da Comunicação, da Licenciatura em Educação Social, com a finalidade de desenvolver nos futuros educadores sociais capacidades de conceção, dinamização e avaliação de projetos que fomentem a mobilização cidadã e o empreendedorismo social na área do ambiente, junto da comunidade educativa e de outros parceiros. A integração de conhecimentos e recursos de cada unidade curricular, para além de estar em sintonia com o caráter interdisciplinar que a Educação Ambiental assume, facilitou o desenvolvimento e implementação dos projetos e promoveu um maior envolvimento dos estudantes.
In a world characterized by the exploitation of natural resources and the increasing degradation of the environment, environmental education plays an important role not only in the transmission of scientific and technical knowledge, but also in the development of critical thinking, creativity, attitudes and values, for an active attitude in society. Social educators as educational agent promoters of the evolution of the relationship between the individual and the environment, should contribute to improving the conditions of their community through the implementation of actions aimed at raising awareness by citizens of the possibility of being active and reactive. In this article, we report an experiment conducted since 2011 at ESES, a result of articulation between the courses Environmental Education, Statistics and Information and Communication Technologies, of the Degree in Social Education, in order to develop in future social educators competences of design, promotion and evaluation of intervention projects that promote citizen mobilization and social entrepreneurship in the environmental field, within the educational community and other partners. The integration of knowledge and resources of each course, as well as being in line with the interdisciplinary nature that environmental education takes facilitated the development and implementation of projects and promoted greater involvement of students.

Description

Keywords

educação ambiental educação social estatística interdisciplinaridade TIC environmental education ICT interdisciplinary social education statistics

Citation

Correia, M., Santos, R., & Loureiro, A. (2016). Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior. In M. Oliveira, O. Santos, N. Carvalho, E. Lameiras, J. Castro (Coord.), Atas do II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento (pp. 208-220). Leiria, Portugal: OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.

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OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria