Repository logo
 
Publication

A formação de professores e educação inclusiva: o desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe

dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.date.accessioned2023-02-14T16:24:38Z
dc.date.available2023-02-14T16:24:38Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractEste artigo pretende apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico. Este, visa desenvolver estratégias de formação e apoio ao trabalho desenvolvido pelas escolas do ensino básico em São Tomé e Príncipe, é apoiado pela Fundação C. Gulbenkian e desenvolvido em parceria com uma equipa de consultores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. O projeto torna-se inovador por estar a apoiar a definição de uma política para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente nas escolas, uma das grandes lacunas do sistema educativo do país. Deste modo, prevê-se a colaboração na identificação, a nível nacional, das crianças com necessidades educativas especiais existentes, em colaboração com os serviços de saúde, ONG, docentes e diretores das creches, jardins de infância e escolas do ensino básico. Paralelamente, visando a construção de um modelo de formação para o trabalho específico com estas crianças, estão a ser recolhidos nos diferentes distritos do país testemunhos de educadores e professores, que serão analisados e trabalhados nos documentos de apoio a organizar para as atividades formativas a desenvolver. Assim, apresentar-se-ão os objetivos e metodologias deste trabalho, assim como alguns dos dados recolhidos.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to present the work developed in the “Projeto Reforço Institucional e Qualitativo do Ensino Básico”. The aims of this project are to develop training strategies and support the work of the primary schools in São Tomé and Príncipe. The project is supported by the Calouste Gulbenkian Foundation and developed in partnership with a team of consultants from the School of Education, Polytechnic Institute of Santarém. It becomes by being innovative to support the formulation of a policy for inclusion of children with special educational needs in schools, one of the limitations of the education system of the country. Thus, it is anticipated collaboration in identifying the national level of existing children with special educational needs, in collaboration with health services, NGOs, teachers and directors of day care centers, kindergartens and primary schools. Meanwhile, aiming at the construction of a training model for the specific work with these children, are being collected in different districts of the country testimonials from educators and teachers, which will be analyzed and worked in the support documents for organizing training activities to develop. So, will present itself the objectives and methodologies of this work, as well as some of the data collected.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPiscalho, I. (2014). A formação de professores e educação inclusiva: o desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe. Revista da UIIPS, 2(2), 301-318.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4303
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém - UI_IPSpt_PT
dc.subjectSão Tomé e Príncipept_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjecttrainingpt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.titleA formação de professores e educação inclusiva: o desenvolvimento de uma política de apoio a crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage318pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage301pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePiscalho
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
revista-UIIPS_N2_V2_-2014_Vf-2.pdf
Size:
718.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: