Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
162.89 KB | Adobe PDF | |||
617.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Terceiro Sector em Portugal tem vindo a intensificar a sua participação no combate à pobreza e à exclusão social. Uma área particular de actuação neste campo prende-se com o desenvolvimento de acções e de projectos inovadores ao nível do conteúdo e do modelo de trabalho adoptado através de parcerias e da exploração de redes colaborativas.
Este modelo, como todos os modelos organizacionais, carece de uma liderança capaz de desenvolver uma actividade económica com autonomia financeira e, simultaneamente, capaz de dar cumprimento à sua missão de promover «… o empowerment pessoal e local através da formação e (re)integração profissional dos seus beneficiários/trabalhadores, “recrutados” entre públicos vulneráveis, e ainda a promoção do desenvolvimento social e local», (Quintão – 2004 in Caleiras – 2008).
A articulação entre emprego e inclusão social é explorada pelas EI através de uma estratégia que visa a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais por parte dos formandos baseadas no exercício de uma actividade profissional. Esta estratégia tem implícitos dois momentos distintos: a formação e a profissionalização que decorrem em períodos contínuos de 6 meses e 6 a 24 meses respectivamente, que objectivamente possam conduzir à “… sustentabilidade dos respectivos negócios” (MTSS - 2007).
Neste contexto, a exploração de modelos em e-Liderança que visem o acompanhamento em tempo real dos projectos e, ao mesmo tempo, funcionem como mecanismo de promoção da auto-estima, do respeito, da disciplina e da confiança dos liderados, pode mostrar-se como um factor diferenciador e potenciador das capacidades empreendedoras que permitiram “marcar” a diferença entre a sustentabilidade de um negócio inovador e o seu abandono.
Description
Keywords
e-Liderança Empresas de Inserção Connecting Innovation to People Empreendedorismo Social Estratégia Inclusão Social