Repository logo
 
Publication

Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria

dc.contributor.authorMarquesin, Denise
dc.contributor.authorNacarato, Adair
dc.date.accessioned2011-08-19T22:57:11Z
dc.date.available2011-08-19T22:57:11Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação. - This text is about part of a master’s research carried out with five teachers from the same school in the Jundiaí countryside, in the state of São Paulo, Brazil. Based on collaborative work, the study was aimed at narrating the experience of a teacher facing the challenge of learning how to teach geometry in the first years of Elementary School. The educational process in the group was mediated by the teachers and the teacher educator, through the production of narratives, instruments of analyze. Such accounts were shared by the group, helping that teacher both in her professional constitution and in including geometry in her teaching practice. It is a narrative with reports from the teachers and theoreticians that we talked to, in an attempt to produce senses for the use of narratives as (trans)formation strategies.por
dc.identifier.citationMarquesin,D. & Nacarato,A. (2011). Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Revista Interacções,18(7),54-75.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/516
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/R3.pdfpor
dc.subjectNarrativas de formaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnsino de geometriapor
dc.subjectGrupo colaborativopor
dc.titleNarrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometriapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage75p.por
oaire.citation.startPage54p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
R3.pdf
Size:
290.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: