Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
R3.pdf290.02 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação. - This text is about part of a master’s research carried out with five teachers from the same school in the Jundiaí countryside, in the state of São Paulo, Brazil. Based on collaborative work, the study was aimed at narrating the experience of a teacher facing the challenge of learning how to teach geometry in the first years of Elementary School. The educational process in the group was mediated by the teachers and the teacher educator, through the production of narratives, instruments of analyze. Such accounts were shared by the group, helping that teacher both in her professional constitution and in including geometry in her teaching practice. It is a narrative with reports from the teachers and theoreticians that we talked to, in an attempt to produce senses for the use of narratives as (trans)formation strategies.

Description

Keywords

Narrativas de formação Formação docente Ensino de geometria Grupo colaborativo

Citation

Marquesin,D. & Nacarato,A. (2011). Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Revista Interacções,18(7),54-75.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação

CC License