Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado
desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na
zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de
trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora
diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas
pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas
foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa
professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma
narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se
dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias
de (trans)formação. - This text is about part of a master’s research carried out with five teachers from
the same school in the Jundiaí countryside, in the state of São Paulo, Brazil. Based on collaborative work, the study was aimed at narrating the experience of a teacher facing
the challenge of learning how to teach geometry in the first years of Elementary
School. The educational process in the group was mediated by the teachers and the
teacher educator, through the production of narratives, instruments of analyze. Such
accounts were shared by the group, helping that teacher both in her professional
constitution and in including geometry in her teaching practice. It is a narrative with
reports from the teachers and theoreticians that we talked to, in an attempt to produce
senses for the use of narratives as (trans)formation strategies.
Description
Keywords
Narrativas de formação Formação docente Ensino de geometria Grupo colaborativo
Citation
Marquesin,D. & Nacarato,A. (2011). Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Revista Interacções,18(7),54-75.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação