Repository logo
 
Publication

A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto

dc.contributor.authorLinguiça, Fátima
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorGalinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
dc.contributor.authorSilva, Francisco
dc.date.accessioned2018-02-11T23:58:52Z
dc.date.available2018-02-11T23:58:52Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta investigação procurou 1. Conhecer o impacto das medidas organizativas na construção da escola inclusiva; 2. Percecionar de que forma o trabalho de projeto pode potenciar a motivação dos alunos CEI; 3. Conhecer as representações dos alunos CEI sobre as aprendizagens escolares numa perspetiva de transição para a vida ativa. Qualitativa, descritiva, interpretativa-fenomenológica e etnográfica desenvolveu-se através da análise documental, observação naturalista, na aplicação de inquéritos por questionário aos alunos e na realização de entrevistas aos professores. N=fase exploratória=8 alunos CEI 2º 3º CEB inquiridos por questionário. Numa fase posterior foram selecionados N= 5 alunos CEI 2º 3º CEB em 2 sessões/ atelier projeto. As conclusões revelaram que o trabalho de projeto PMD é uma medida organizativa da escola para a inclusão para alunos CEI. Os ambientes enriquecidos pela tecnologia não foram um factor motivacional. Sugere-se como forma de potenciar a motivação para a aprendizagem a atribuição de maior valor às aprendizagens multidisciplinares de complemento pedagógico.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to 1. Know the impact of organizational measures in the construction of inclusive school; 2. Perceive how the project work can enhance the motivation of the IEC students; 3. To know the representations of the CEI students about the school learning in a perspective of transition to the active life. Qualitative, descriptive, interpretive-phenomenological and ethnographic was developed through documentary analysis, naturalistic observation, the application of questionnaire surveys to students and interviews with teachers. N = exploratory phase = 8 CEI students 2º 3º CEB questioned by questionnaire. At a later stage, N = 5 CEI 2nd CEB students were selected in 2 sessions / atelier project. The findings revealed that the PMD project work is an organizational measure of the school for inclusion for CIS students. Technology-enriched environments were not a motivational factor. It is suggested as a way to enhance the motivation for learning to assign greater value to multidisciplinary learning of pedagogical complement.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLinguiça, F., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto. Revista da UIIPS, 5(1), 119-135.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2116
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectprojetospt_PT
dc.subjecttecnologiaspt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmotivationpt_PT
dc.subjectprojectspt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.subjecttechnologiespt_PT
dc.titleA motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projetopt_PT
dc.title.alternativeThe motivation for learning in students with individual specific curriculum: potentialities of the project workpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage135pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameGalinha
person.givenNameSónia Maria Gomes Alexandre
person.identifier.ciencia-idE517-262B-E644
person.identifier.orcid0000-0001-6138-9695
person.identifier.scopus-author-id57220932025
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
363-868-1-PB.pdf
Size:
568.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: