Publication
A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto
dc.contributor.author | Linguiça, Fátima | |
dc.contributor.author | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre | |
dc.contributor.author | Silva, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2018-02-11T23:58:52Z | |
dc.date.available | 2018-02-11T23:58:52Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Esta investigação procurou 1. Conhecer o impacto das medidas organizativas na construção da escola inclusiva; 2. Percecionar de que forma o trabalho de projeto pode potenciar a motivação dos alunos CEI; 3. Conhecer as representações dos alunos CEI sobre as aprendizagens escolares numa perspetiva de transição para a vida ativa. Qualitativa, descritiva, interpretativa-fenomenológica e etnográfica desenvolveu-se através da análise documental, observação naturalista, na aplicação de inquéritos por questionário aos alunos e na realização de entrevistas aos professores. N=fase exploratória=8 alunos CEI 2º 3º CEB inquiridos por questionário. Numa fase posterior foram selecionados N= 5 alunos CEI 2º 3º CEB em 2 sessões/ atelier projeto. As conclusões revelaram que o trabalho de projeto PMD é uma medida organizativa da escola para a inclusão para alunos CEI. Os ambientes enriquecidos pela tecnologia não foram um factor motivacional. Sugere-se como forma de potenciar a motivação para a aprendizagem a atribuição de maior valor às aprendizagens multidisciplinares de complemento pedagógico. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research aimed to 1. Know the impact of organizational measures in the construction of inclusive school; 2. Perceive how the project work can enhance the motivation of the IEC students; 3. To know the representations of the CEI students about the school learning in a perspective of transition to the active life. Qualitative, descriptive, interpretive-phenomenological and ethnographic was developed through documentary analysis, naturalistic observation, the application of questionnaire surveys to students and interviews with teachers. N = exploratory phase = 8 CEI students 2º 3º CEB questioned by questionnaire. At a later stage, N = 5 CEI 2nd CEB students were selected in 2 sessions / atelier project. The findings revealed that the PMD project work is an organizational measure of the school for inclusion for CIS students. Technology-enriched environments were not a motivational factor. It is suggested as a way to enhance the motivation for learning to assign greater value to multidisciplinary learning of pedagogical complement. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Linguiça, F., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto. Revista da UIIPS, 5(1), 119-135. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-9608 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2116 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | motivação | pt_PT |
dc.subject | necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | projetos | pt_PT |
dc.subject | tecnologias | pt_PT |
dc.subject | learning | pt_PT |
dc.subject | motivation | pt_PT |
dc.subject | projects | pt_PT |
dc.subject | special educational needs | pt_PT |
dc.subject | technologies | pt_PT |
dc.title | A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho de projeto | pt_PT |
dc.title.alternative | The motivation for learning in students with individual specific curriculum: potentialities of the project work | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 135 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 119 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista da UIIPS | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
person.familyName | Galinha | |
person.givenName | Sónia Maria Gomes Alexandre | |
person.identifier.ciencia-id | E517-262B-E644 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6138-9695 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57220932025 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ea06430a-3048-4e23-b8e4-c25e411727bb |