Publication
A incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras
dc.contributor.author | Defendi, Cristina | |
dc.contributor.author | Oliveira, Anna | |
dc.contributor.author | Rauber, André | |
dc.contributor.author | Santos, Elaine | |
dc.contributor.author | Sartin, Elisangela | |
dc.contributor.author | Ciocchi, Karina | |
dc.contributor.author | Spaziani, LĂdia | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marcello | |
dc.contributor.author | Kuhlmann, Mariana | |
dc.contributor.author | Vicente, Renata | |
dc.contributor.author | Lima-Hernandes, Maria | |
dc.date.accessioned | 2011-08-24T11:04:41Z | |
dc.date.available | 2011-08-24T11:04:41Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteĂșdos gramaticais em livros didĂĄticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro DidĂĄtico para o Ensino MĂ©dio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didĂĄtica pelo professor de lĂngua portuguesa na escola pĂșblica. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercĂcios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevĂȘ como ponto de partida para o estudo o texto e os gĂȘneros discursivos. - This text aims to present the results of the grammatical contents comparisons in textbooks approved by the National Program of Textbook for the Secondary / High School Education (PNLEM) and indicated by the Brazilian government as suitable for the Portuguese teacherâs didactic use in public schools. We appeal to elements such as definition, exemplification, illustration, and exercises that allowed us to conclude the extent to which these materials deviate from the more traditional teaching and to what extent they approach the new National Curriculum Plan (PCN), which sets as a starting point for the study of text and genres. | por |
dc.identifier.citation | Defendi, C., Oliveira, A., Rauber, A., Santos, E., Sartin, E. & Ciocchi, K. et al. (2011). A incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras. Revista InteracçÔes,19(7),84-108 | por |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/531 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação | por |
dc.relation.publisherversion | http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S5%20-%20Defendi%20et%20alii.pdf | por |
dc.title | A incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | por |
oaire.citation.endPage | 108p. | por |
oaire.citation.startPage | 84p. | por |
oaire.citation.title | Revista InteracçÔes | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |