Repository logo
 
Publication

A incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras

dc.contributor.authorDefendi, Cristina
dc.contributor.authorOliveira, Anna
dc.contributor.authorRauber, André
dc.contributor.authorSantos, Elaine
dc.contributor.authorSartin, Elisangela
dc.contributor.authorCiocchi, Karina
dc.contributor.authorSpaziani, LĂ­dia
dc.contributor.authorRibeiro, Marcello
dc.contributor.authorKuhlmann, Mariana
dc.contributor.authorVicente, Renata
dc.contributor.authorLima-Hernandes, Maria
dc.date.accessioned2011-08-24T11:04:41Z
dc.date.available2011-08-24T11:04:41Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteĂșdos gramaticais em livros didĂĄticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro DidĂĄtico para o Ensino MĂ©dio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didĂĄtica pelo professor de lĂ­ngua portuguesa na escola pĂșblica. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercĂ­cios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevĂȘ como ponto de partida para o estudo o texto e os gĂȘneros discursivos. - This text aims to present the results of the grammatical contents comparisons in textbooks approved by the National Program of Textbook for the Secondary / High School Education (PNLEM) and indicated by the Brazilian government as suitable for the Portuguese teacher’s didactic use in public schools. We appeal to elements such as definition, exemplification, illustration, and exercises that allowed us to conclude the extent to which these materials deviate from the more traditional teaching and to what extent they approach the new National Curriculum Plan (PCN), which sets as a starting point for the study of text and genres.por
dc.identifier.citationDefendi, C., Oliveira, A., Rauber, A., Santos, E., Sartin, E. & Ciocchi, K. et al. (2011). A incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras. Revista InteracçÔes,19(7),84-108por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/531
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S5%20-%20Defendi%20et%20alii.pdfpor
dc.titleA incongruĂȘncia entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavraspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage108p.por
oaire.citation.startPage84p.por
oaire.citation.titleRevista InteracçÔespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S5 - Defendi et alii.pdf
Size:
350.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: