Repository logo
 
Publication

Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying

dc.contributor.authorOliveira, Sara
dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.date.accessioned2021-02-21T21:39:00Z
dc.date.available2021-02-21T21:39:00Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo conhecer e comparar as conceções de professores e alunos do 1o ciclo do Ensino Básico, relativamente ao fenómeno bullying. Para tal, foram construídos dois inquéritos por questionário, aplicados a uma amostra constituída por 91 alunos, do 3o e 4o ano de escolaridade e por 6 professores. No inquérito aos professores, procurou-se investigar as suas perceções acerca deste fenómeno, nomeadamente as condutas de bullying mais frequentes, as motivações, as consequências e as estratégias de intervenção utilizadas. No inquérito aos alunos, pretendeu-se obter dados relativamente à taxa de incidência destes comportamentos (seja praticados, na perspetiva do agressor, seja sofridos, na perspetiva de vítima), aos locais de ocorrência, às razões subjacentes à sua manifestação e às formas de reação/atuação perante os mesmos.pt_PT
dc.description.abstractThis study was aimed at the assessment and comparison of primary school teachers’ and students’ conceptions about bullying. Two questionnaire based surveys were built and applied to a sample universe of 91 third and fourth grade students and 6 teachers. In the teachers’ survey we tried to investigate their perceptions about this phenomenon, including the most frequent bullying behaviours, students’ motivations, consequences and intervention strategies used. In the students’ survey the aim was to obtain data on the incidence rate of these behaviours (whether committed by bullies or suffered by victims), the places where they occur, the reasons for their manifestation and the forms of reaction / action facing them.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, S. & Seixas, S. (2015). Perceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullying. Interacções, vol. 11, 38, 270-292.pt_PT
dc.identifier.issn2182-8008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3380
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8501/6075pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectbullyingpt_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectelementary schoolpt_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.titlePerceções de professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bullyingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage292pt_PT
oaire.citation.issue11pt_PT
oaire.citation.startPage270pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume38pt_PT
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2015 Oliveira & Seixas Artigo Interacções.pdf
Size:
993.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format