Repository logo
 
Publication

Liderança e satisfação dos colaboradores:um estudo de caso aplicado a Organizações de Economia Social

dc.contributor.advisorLeal, Susana
dc.contributor.authorFreire, Maria do Céu Santos
dc.date.accessioned2016-05-12T08:43:47Z
dc.date.available2016-05-12T08:43:47Z
dc.date.issued2016-05-06
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo investiga de que forma as perceções de liderança ética influenciam o nível de satisfação dos colaboradores. Investiga, ainda, o efeito moderador do significado do trabalho na relação entre liderança ética e satisfação. O estudo é aplicado a três organizações de Economia Social. A amostra é constituída por 97 trabalhadores. Destes 90% são do género feminino, 45% têm habilitações literárias inferiores ao 9º ano, 28% ensino secundário e 27% ensino superior. A idade média é 43,8 anos (DP:11,1), 14% desempenham cargos de chefia e a antiguidade média na organização é de 11,1anos (DP:7,7). Os dados foram recolhidos através de questionário. A liderança ética foi medida através da escala de De Hoogh e Den Hartog (2008), abarcando três dimensões: moralidade e justiça, clarificação do papel dos colaboradores, e partilha de poder. A satisfação no trabalho através da escala de Fields (2002) e o significado no trabalho através da escala adaptada por Rego et al. (2013b) de Bakker (2005) e Fry et al. (2005).As principais conclusões a que se chegou são: (a). As perceções de liderança ética influenciam de modo positivo e significativo a satisfação com o trabalho; (b) O significado do trabalho modera a relação entre a liderança ética e a satisfação no trabalho; (c) A relação entre a liderança ética e a satisfação com o trabalho é mais forte para os indivíduos que possuem mais elevadas perceções de significado do trabalho. As pessoas que atribuem ao seu trabalho maior significado (vocação) reagem mais positivamente/fortemente com maiores níveis de satisfação perante líderes que reconhecem como éticos.pt_PT
dc.identifier.citationFreire, M. (2016). Liderança e satisfação dos colaboradores:um estudo de caso aplicado a Organizações de Economia Social (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/1460>pt_PT
dc.identifier.tid201150280
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1460
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectLiderança éticapt_PT
dc.subjectSatisfação dos colaboradorespt_PT
dc.subjectSignificado do trabalhopt_PT
dc.subjectEconomia Socialpt_PT
dc.titleLiderança e satisfação dos colaboradores:um estudo de caso aplicado a Organizações de Economia Socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MariaCeuSantosFreire_Mestrado_GOES.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: