Publication
História de vida : peça de empregabilidade?
dc.contributor.advisor | Barbas, Maria | |
dc.contributor.author | Bandarra, Alexandra Margarida Paisana Faria | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T23:03:40Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T23:03:40Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação e Comunicação Multimédia | pt_PT |
dc.description.abstract | O relatório de estágio que agora apresentamos, História de Vida: Peça de Empregabilidade?, enquadra-se no âmbito de um trabalho de investigação do Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Justifica-se na medida em que esta temática é trabalhada na modalidade Educação e Formação de Adultos Nível Secundário (EFA NS), onde a construção da História de Vida (HV) pode ser considerada como factor essencial para a certificação escolar equivalente ao 12º ano. Pretendemos aferir neste estudo o impacto que a História de Vida tem no futuro profissional dos adultos como peça de empregabilidade, bem como analisar o que incluem na sua História de Vida. Serviu de ponto de partida a este estudo a necessidade de verificar onde se situa a realidade Portuguesa (ANQ, 2007).Importou também o facto de a nossa realidade profissional contribuir para o Portefólio Reflexivo das Aprendizagens (PRA), no caso particular através da Língua Estrangeira – Inglês. Esta actividade profissional está, desde Março de 2004, ligada ao Centro de Formação Profissional de Tomar, quer enquanto Formadora, quer enquanto Responsável Pedagógica em várias modalidades, sendo uma delas a Educação e Formação de Adultos (EFA). O objectivo deste trabalho é contribuir para o estudo de uma questão relacionada com a nossa actividade profissional, o que foi também determinante para definir o objecto de estudo. Como tal, o presente relatório pretende contribuir, através de um estudo de caso, para a discussão das seguintes questões: 1. Que impacto percepcionam adultos na construção da História de Vida como uma “peça” de empregabilidade? 2. Qual é a pertinência desta “peça” para a empregabilidade de adultos que finalizaram a sua certificação? | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/1711 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | educação e formação de adultos | pt_PT |
dc.subject | ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | certificação escolar | pt_PT |
dc.subject | empregabilidade | pt_PT |
dc.title | História de vida : peça de empregabilidade? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |