Repository logo
 
Publication

O papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológica

dc.contributor.advisorBarbas, Maria Potes
dc.contributor.authorReynaldo, Carolina Novaes Xavier de Lima
dc.date.accessioned2019-06-26T15:09:23Z
dc.date.available2019-06-26T15:09:23Z
dc.date.issued2019-06-05
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.description.abstractEste estudo está situado no Mestrado em Administração Educacional, do Instituto Politécnico de Santarém. Refere-se à gestão da formação continuada docente, em um campus do Instituto Federal de Brasília, e objetivou perceber o papel da coordenação pedagógica na formação continuada docente e sua correlação com os saberes docentes na educação profissional e tecnológica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e desenvolvida como estudo de caso, cuja recolha de dados foi por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados demonstrou o reconhecimento de determinados saberes como importantes para atuação na educação profissional e tecnológica; que esses mesmos saberes não estão consolidados e se constituem em lacunas a serem superadas; que a instituição desenvolve uma formação continuada pontual e sem sistematização e planejamento; que, em virtude dessa ausência de planejamento, a formação continuada desenvolvida não contribui para a consolidação dos saberes docentes.pt_PT
dc.description.abstractThis study is located in the Master in Educational Administration, of the Polytechnic Institute of Santarém. It refers to the management of continuing teacher education in a campus of the Federal Institute of Brasília, and aimed to understand the role of pedagogical coordination in continuing teacher education and its correlation with teaching knowledge in professional and technological education. It is a qualitative research, exploratory and developed as a case study, whose data collection was through a semi-structured interview. Data analysis demonstrated the recognition of certain knowledge as important for acting in professional and technological education; that these same knowledge are not consolidated and constitute gaps to be overcome; that the institution develops a continuous formation punctual and without systematization and planning; which, due to this lack of planning, the continued formation developed does not contribute to the consolidation of the teaching knowledge.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202254003
dc.identifier.tid202254003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2610
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcoordenação pedagógicapt_PT
dc.subjectsaberes docentespt_PT
dc.subjectformação continuadapt_PT
dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_PT
dc.subjectpedagogical coordinationpt_PT
dc.subjectteaching knowledgept_PT
dc.subjectcontinuing educationpt_PT
dc.subjectprofessional and technological educationpt_PT
dc.titleO papel da coordenação pedagógica na formação continuada: desenvolvimento e consolidação dos saberes docentes na educação profissional e tecnológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educação - Administração Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho de projeto.pdf
Size:
748.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: