Repository logo
 
Publication

As potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorAmaral, Ana Sofia Marques do
dc.date.accessioned2018-04-01T21:19:25Z
dc.date.available2018-04-01T21:19:25Z
dc.date.issued2018-03-13
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é formado por duas partes diferenciadas. A primeira parte contempla a análise dos estágios realizados em Creche, Jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e dos projetos desenvolvidos na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo, assim como o meu percurso de desenvolvimento profissional. Na segunda parte é apresentado o trabalho de pesquisa, cujo objetivo é saber quais as potencialidades pedagógicas das histórias na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Este exercício investigativo é de natureza qualitativa e desenvolveu-se na realização de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de conhecer as conceções que educadoras e professoras têm sobre as potencialidades pedagógicas das histórias infantis nas suas práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram que as histórias têm um papel importante na expansão do que as crianças podem conhecer sobre o mundo que as rodeia, apelando à criatividade e à imaginação, desenvolvem a atenção, o vocabulário, a clarificação de valores, a oralidade, a interpretação e conhecimento da língua.pt_PT
dc.description.abstractThis traineeship report is divided into two parts. The first part includes the analysis of the placements carried out in Kindergarten, Kindergarten and 1st Cycle of Basic Education and the projects developed in the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching, as well as my course Professional development. The second part presents the research work, whose objective is to know the pedagogical potential of stories in pre-school and primary education. This investigative exercise is of a qualitative nature and was developed in the conduct of semi-structured interviews, with the purpose of knowing the conceptions that educators have about the pedagogical potentialities of children's stories in their pedagogical practices. The research results show that stories play an important role in expanding what children can know about the world around them, appealing to creativity and imagination, developing attention, vocabulary, clarity of values, orality, Interpretation and knowledge of the language.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201890011
dc.identifier.tid201890011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2167
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectliteratura Infantilpt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjectpotencialidades pedagógicaspt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjectchildren's literaturept_PT
dc.subjectreadingpt_PT
dc.subjectpedagogical potentialitiespt_PT
dc.subjectpedagogical practicept_PT
dc.titleAs potencialidades pedagógicas das histórias na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO FINAL Ana Sofia Amaral.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: