Repository logo
 
Publication

A oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?

dc.contributor.advisorTeixeira, Madalena
dc.contributor.advisorNovo, Cristina
dc.contributor.authorCrespo, Elisabete Rosa
dc.date.accessioned2016-12-12T22:31:38Z
dc.date.available2016-12-12T22:31:38Z
dc.date.issued2016-09-21
dc.descriptionRelatório final apresentado para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO Relatório aqui apresentado é o reflexo de um percurso realizado em dois anos de Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. O trabalho é constituído pela descrição, reflexão e fundamentação das práticas pedagógicas vividas e desenvolvidas em contexto de estágio e por uma questão investigativa que teve a sua origem no decorrer da prática. O estudo em causa centra-se na questão da Oralidade no 2º ciclo do Ensino Básico e nas estratégias que podem potenciar o seu desenvolvimento. Os resultados da pesquisa mostraram que a Oralidade deve ser planificada tal como a escrita, que a Compreensão e Expressão Oral não devem ser descuradas em sala de aula e que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem e devem ter um papel relevante no desenvolvimento da Oralidade.pt_PT
dc.description.abstractThe presented report is an expression of a journey undertaken for two years in an Education’s Master for the 1st and 2nd cycles of basic education. The work consists on a description, a reflection and a validation of pedagogical practices lived and developed in an internship context and by an exploratory question that had its origin during the internship practice. The study is focused on spoken competences revealed by students in the 2nd cycle of basic education and some strategies that can enhance their development. The survey results showed that oral skills must be planned as writing skills are, that comprehension and speaking abilities should not be neglected in the classroom and that Information and Communication Technologies can and should play an important role in the development of oral skills.pt_PT
dc.identifier.tid201384310
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1637
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectoralidadept_PT
dc.subjectcompreensão e expressão oralpt_PT
dc.subject2º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectoral skillspt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.titleA oralidade no 2º ciclo – Como potenciar o desenvolvimento da compreensão e expressão oral?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatóriofinal_ElisabeteCrespo_setembro2016.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: