Repository logo
 
Publication

Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil

dc.contributor.authorPetroni, Maria
dc.contributor.authorJustino, Agameton
dc.contributor.authorMelo, Edsônia
dc.date.accessioned2011-08-19T23:42:44Z
dc.date.available2011-08-19T23:42:44Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs exigências da atual sociedade, cada vez mais tecnológica, impõem a necessidade da formação docente em novas bases, para atender às demandas sociais. De acordo com os documentos oficiais brasileiros, publicados a partir de 1998, o ensino da leitura e da escrita deve ser regido por conceitos como interação, discurso, texto, gêneros discursivos. Em razão disso, a formação docente deve oferecer ao professor conhecimentos outros que não apenas o gramatical. Neste artigo, argumentamos em favor de uma formação docente que privilegie a teoria enunciativo-discursiva, estabelecida sobre a base dialógica, que institui professor e aluno como interlocutores. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de Geraldi (1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002), Nóvoa (2009), Rojo (2000, 2009), dentre outros. - The demands of the present society, increasingly technological, entail the necessity of teacher formation under new foundations in order to meet the social needs. In line with official Brazilian documents published from 1998 to present the teaching of reading and writing should be ruled by concepts such as interaction, discourse, text, and genres of discourse. For this reason, teacher formation should offer the teacher other kinds of knowledge and not only grammatical one. In this article, we argue in favor of a teacher formation that embraces the enunciative discourse theory established on a dialogic basis that institutes teacher and student as interlocutors. To do so, we used the theoretical assumptions proposed by! Geraldi (1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002), Nóvoa (2009), Rojo (2000, 2009), among others.por
dc.identifier.citationPetroni, M., Justino, A. & Melo, E. (2011). Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil. Revista Interacções,19(7),28-375por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/527
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S2%20-%20Petroni%2C%20Justino%20&%20Melo.pdfpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectLíngua(gem)por
dc.subjectGêneros do discursopor
dc.subjectTextopor
dc.titleAinda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasilpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage37p.por
oaire.citation.startPage28p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S2 - Petroni, Justino & Melo.pdf
Size:
190.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: